Alguns países e algumas Regiões Escoteiras no Brasil, sentindo as dificuldades financeiras de parte do Escotismo e das famílias, para realizar um grande acampamento geral, resolveram propor a realização de acampamentos simultâneos em diversos pontos com a mesma data, valorizando a fraternidade escoteira “à distância”. Assim, surgiu no Rio Grande do Sul e durante dois anos foram realizados os ELOs, como sigla de “Escoteiros Locais em Operação”.
A partir de 1978 começaram a ser realizados os ELOs Nacionais buscando-se inicialmente concentrar numa única data, no terceiro fim-de-semana de agosto, em 47 Acampamentos Inter-Distritais de Integração, com os mais de 4.000 escoteiros e seniores usando o mesmo distintivo e a mesma programação. Uma grande chuva atingiu alguns dos acampamentos escoteiros. Uma outra idéia forte era propiciar a vivência da fraternidade por todos os membros do Movimento Escoteiro, não se exigindo um nível de adestramento especial como até então os Ajuris Nacionais e ANEIs solicitavam.
Em 1979 a data foi transferida para os dias 21 a 23 de setembro e pela primeira vez, os lobinhos puderam participar no domingo. Tendo em vista o cancelamento do Jamboree Mundial do Irã, o tema foi o “Join-Jamboree” proposto pela Organização Mundial. Foi a maior atividade escoteira realizada naquele ano na América Latina, reunindo 9.000 participantes, em 62 Acampamentos Inter-distritais de Integração, muitos dos quais também atingidos por temporais.Novamente em agosto, em 1980 o III ELO Nacional contou pela primeira vez com a participação de escoteiras com o traje azul mescla e foi realizado de forma internacional sob a denominação de “Campamentos en Cadena”, recebendo uma edição especial do “Sempre Alerta”. Várias Associações Escoteiras do continente participaram da atividade, que foi um grande sucesso. Apesar da visita freqüente da chuva. Parecia que imitávamos os Jamborees Mundiais.
De 18 a 20 de setembro de 1981, tendo como tema central a cultura indígena, o IV ELO Nacional foi promovido em 60 locais distintos, com 15.000 participantes, tendo pela primeira vez a participação de guias, ainda em caráter experimental. Em alguns locais, bastante chuva.
Em 1982, o V ELO Nacional, novamente em agosto, teve como tema “Relembrando Brownsea”, comemorando os 75 anos do Escotismo e 125 de B-P, com uma programação lembrando o 1º Acampamento com uma interessante choça zulu, a canção Ingoniana e uma Patrulha trajando roupas de 1907. Para o mesmo foi lançada uma edição especial do informativo Sempre Alerta. Alguns relatórios registraram muita chuva.
Ao mesmo tempo em que se realizava o XV Jamboree Mundial no Canadá, em Alberta, junto às montanhas rochosas, o primeiro com a participação de moças, em julho de 1983 foi realizado o VI ELO Nacional, com a presença de mais de uma centena de Grupos Escoteiros, muitos deles tendo que enfrentar razoável chuva.
De 17 a 19 de agosto de 1984, realizou-se o VII ELO Nacional, sob a forma do II Campamento em Cadena, comemorando os 75 anos do Escotismo no continente americano.
Mais de 30.000 pessoas acampadas em mais de 200 cidades de 1º a 3 de novembro de 1985 homenagearam o “Ano Internacional de Juventude”, na 8ª edição do ELO Nacional e num acampamento internacional, reunindo as Associações Escoteiras do Cone Sul com a da Bolívia. O Sempre Alerta, comemorativo ao evento, teve 40.000 exemplares.
Em novembro de 1986 o IX ELO Nacional homenageou a “Paz Mundial”, propiciando atividades comunitárias extremamente ricas, em mais de uma centena de Acampamentos Inter-distritais de Integração.
Com realização simultânea na Argentina, Chile, Uruguay, Paraguay e Bolívia, o III “Campamento em Cadena” teve em todos os países o mesmo distintivo, de confeccionado pela Asociación de Scouts de Argentina. No primeiro fim-de-semana de novembro de 1987, homenageamos Brownsea, nos seus 80 anos.
Constatando-se uma dificuldade de escolha de datas em épocas de menor chuva, face ao tamanho do país, o XI ELO Nacional, em 1988 foi pela primeira vez realizado com duas datas alternativas: o 3º fim-de-semana de agosto e o 2º de novembro. A ênfase foi “Conhecendo outras Organizações Juvenis” e os participantes foram tantos que os distintivos mandados fazer pela Direção Nacional, não foram suficientes.
Mais de 15.000 membros em todos o país participaram em 1989 do XII ELO Nacional, que enfatizou no seu programa o “Conservacionismo” ou seja, atividades de valorização do meio ambiente. Novamente existiam duas datas alternativas.
Homenageando os 490 anos do descobrimento do Brasil, o XIII ELO Nacional em agosto e novembro de 1990 teve a participação estimada de mais de 20.000 integrantes do Movimento Escoteiro, muitos deles já usando o novo traje escoteiro, recém aprovado.
A frase “Junto à Comunidade” destacava o distintivo do XIV ELO Nacional realizado em agosto e novembro de 1991, com intensas atividades comunitárias.
Os ELOs passaram a ser realizados a cada dois anos, e assim o XV ELO Nacional foi realizado em agosto e novembro de 1993, com o tema “Uma Cadeia em Expansão” reforçando o crescimento interno dos Grupos Escoteiros com atividades envolvendo jovens não integrantes do Movimento Escoteiro.
O XVI ELO Nacional foi em agosto de 1995 e o XVII no ano de 1997.
Em 1999 foi realizado o XVIII ELO Nacional, abordando na programação: “As Grandes Navegações Portuguesas e o Descobrimento do Brasil”.
E o XIX ELO Nacional em outubro de 2001, sob o tema “Somos Todos Irmãos”.
ELO Nacional de 2003, que comemorou os 25 anos de Elo Nacional, ao invés de ser o 25º, foi, em realidade o 20º, pois a partir de 1991 ele vem sendo realizado a cada dois anos, e o tema foi justamente "25 Anos de Elo Nacional".
Em 2005 o Elo teve como tema "Celebrando Julio Verne", no ano do centenário da morte deste famoso escritor.
Em 2007 o Elo comemorou o Centenário do Movimento Escoteiro, com o tema "Centenário para todos", e com várias atividades que lembravam O Acampamento de Brownsea em 1907
Em 2009 o Elo o tema do Elo foi "Escotismo é Inclusão", e somou-se ao conjunto de atividades que afirmavam a necessidade de criar condições para inclusão de pessoas com deficiência no Escotismo e em todas as áreas sociais.
O XXIV ELO Nacional, em 2011, teve como tema "Simplesmente Escotismo", e suas atividades baseadas no documento Jamboree para Todos do Jamboree Mundial na Suécia. Fonte: UEB-MG
domingo, 29 de dezembro de 2013
terça-feira, 24 de dezembro de 2013
Feliz Natal!
Que neste Natal e em todos os dias do próximo ano, possamos fazer de Jesus nosso melhor amigo, pois Ele é o maior motivo do Natal e da nossa existência. Feliz Natal e um novo ano cheio de amor, paz, amizade, humildade e sabedoria.
“O caminho para se conseguir a felicidade é fazendo as outras pessoas felizes.” ―Robert Baden-Powell
Que neste Natal e em todos os dias do próximo ano, possamos fazer de Jesus nosso melhor amigo, pois Ele é o maior motivo do Natal e da nossa existência. Feliz Natal e um novo ano cheio de amor, paz, amizade, humildade e sabedoria.
“O caminho para se conseguir a felicidade é fazendo as outras pessoas felizes.” ―Robert Baden-Powell
quarta-feira, 6 de novembro de 2013
sexta-feira, 4 de outubro de 2013
Acampamento de Integração
Tivemos também duas integrações no grupo. Do escoteiro Rai Rodrigues e do Chefe Ulisses Alves que fez a sua transição de lenço.
quarta-feira, 18 de setembro de 2013
VI Jamboree Nacional - RN
olá galera venho informá-los que estão abertas as inscrições para o VI Jamboree nacional que sera realizado no Rio Grande do Norte(para fazer a inscrição entrem pelo SIGUE JOVEM). Saiu também o primeiro boletim do Jamboree!
Informações: http://www.escoteiros.org/agenda/evento_detalhe.php?id=82
olá galera venho informá-los que estão abertas as inscrições para o VI Jamboree nacional que sera realizado no Rio Grande do Norte(para fazer a inscrição entrem pelo SIGUE JOVEM). Saiu também o primeiro boletim do Jamboree!
Informações: http://www.escoteiros.org/agenda/evento_detalhe.php?id=82
domingo, 15 de setembro de 2013
Reuniões dos próximos sábados
Olá galera venho-lhes informar que as próximas reuniões do nosso Grupo Escoteiro será no CAMARU.(a partir de 21/09).
"Lembrando que o horário é o mesmo de sempre (09:00h), e a entrada é a da lateral ao lado do Poliesportivo."
"Lembrando que o horário é o mesmo de sempre (09:00h), e a entrada é a da lateral ao lado do Poliesportivo."
sábado, 14 de setembro de 2013
Reunião dia 14/09/2013
(Gabriel minutos antes de sua passagem) |
Estamos feliz por este Jovem, parabenizamos ele por seu desempenho como Escoteiro.
(Pedro e Chefe Michel e sua Promessa) |
quinta-feira, 5 de setembro de 2013
Desfile 7 de setembro CANCELADO em Uberlândia!
O desfile 7 de setembro, em comemoração a independência do Brasil que é realizado todos os anos com participação de Escolas, Grupos Escoteiros da Cidade de Uberlândia e da comunidade; não terá neste ano de 2013 as participações de crianças e jovens que iriam participar do desfile.
Em nota conforme informado pelo Chefe Doca Mastroiano, a Policia Militar por motivos de segurança devido a manifestação Popular que está marcada para o mesmo dia, logo o Comando da PM achou por bem não colocar crianças e jovens na rua arriscando sua segurança!
Os Grupos de Escoteiros da cidade de Uberlândia já vinham se preparando para o desfile deste ano desde o mês de agosto, ensaiando canções e formação para o desfile.
O protesto será realizado em todo o pais onde a população estará revindicando seus direitos perante ao governo. Lembramos que os Escoteiros que forem participar das manifestações, conforme orientando pela U.E.B (União dos Escoteiros do Brasil) "Os Escoteiros do Brasil entendem que as manifestações públicas ocorridas em nosso país nos últimos dias fazem parte do estado de direito e da democracia, e não restringem nem são contrários à participação de seus associados nestes eventos, de forma pacífica, desde que tal exercício de cidadania seja coerente com os princípios escoteiros, o respeito às liberdades individuais, o direito e a justiça... Ressaltam, por fim, que a participação de membros juvenis deve, necessariamente, passar pelo conhecimento e aprovação de seus pais ou responsáveis, a quem cabe a responsabilidade de autorizar, ou não, a participação.
Fonte: Doca Mastroiano, Comando da Policia Militar,
http://www.escoteiros.org/noticias/noticia_detalhe.php?id=543
O desfile 7 de setembro, em comemoração a independência do Brasil que é realizado todos os anos com participação de Escolas, Grupos Escoteiros da Cidade de Uberlândia e da comunidade; não terá neste ano de 2013 as participações de crianças e jovens que iriam participar do desfile.
Em nota conforme informado pelo Chefe Doca Mastroiano, a Policia Militar por motivos de segurança devido a manifestação Popular que está marcada para o mesmo dia, logo o Comando da PM achou por bem não colocar crianças e jovens na rua arriscando sua segurança!
Os Grupos de Escoteiros da cidade de Uberlândia já vinham se preparando para o desfile deste ano desde o mês de agosto, ensaiando canções e formação para o desfile.
O protesto será realizado em todo o pais onde a população estará revindicando seus direitos perante ao governo. Lembramos que os Escoteiros que forem participar das manifestações, conforme orientando pela U.E.B (União dos Escoteiros do Brasil) "Os Escoteiros do Brasil entendem que as manifestações públicas ocorridas em nosso país nos últimos dias fazem parte do estado de direito e da democracia, e não restringem nem são contrários à participação de seus associados nestes eventos, de forma pacífica, desde que tal exercício de cidadania seja coerente com os princípios escoteiros, o respeito às liberdades individuais, o direito e a justiça... Ressaltam, por fim, que a participação de membros juvenis deve, necessariamente, passar pelo conhecimento e aprovação de seus pais ou responsáveis, a quem cabe a responsabilidade de autorizar, ou não, a participação.
Fonte: Doca Mastroiano, Comando da Policia Militar,
http://www.escoteiros.org/noticias/noticia_detalhe.php?id=543
domingo, 1 de setembro de 2013
Nós do Grupo Escoteiro Potiguar gostaria de Parabenizar nesse dia tão especial os Escoteiros Felipe Neves e Thalles Dos Reis Borges que na data de hoje (01/09) completam mais um ano de vida.
Hoje vocês iniciam uma nova jornada, e nesse momento de alegria por vocês estarem completando mais um ano de vida, queremos dizer que agradecemos por fazerem parte de nossa historia também.
Parabéns aos dois, e feliz aniversário !
Hoje vocês iniciam uma nova jornada, e nesse momento de alegria por vocês estarem completando mais um ano de vida, queremos dizer que agradecemos por fazerem parte de nossa historia também.
Parabéns aos dois, e feliz aniversário !
sexta-feira, 23 de agosto de 2013
Troféu - Grupo Padrão BRONZE
A Certificação de Grupo Padrão é um prêmio de reconhecimento anual para
os Grupos Escoteiros que alcancem um padrão mínimo de qualidade nas
áreas de Administração, Crescimento de Efetivo, Formação de Adultos,
Aplicação do Método Escoteiro, Participação na Comunidade, Divulgação do
Movimento Escoteiro e Realização de Atividades.
Durante o ano de 2012 o Grupo Escoteiro Potiguar foi avaliado pela U.E.B em vários requisitos e conquistou o Certificado de Grupo Padrão BRONZE e neste Domingo passado (18/08) recebeu da Diretoria Regional de Minas Gerais no INDABÃO, realizado na cidade de Uberlândia, o troféu de Grupo Padrão Bronze foi recebido pelo Ch. Jean Primo que representava o G.E. Potiguar juntamente com o Ch. Michel Dornelas.
"Nos do Grupo Escoteiro Potiguar, gostaríamos de agradecer aos chefes que dedicam seu tempo para aplicar atividades de qualidade a nossos jovens, aos dirigentes que estão sempre dispostos a colaborar com a organização e crescimento do grupo e principalmente aos pais que acreditam em nosso trabalho na vida de seus filhos e que tudo o que temos e conquistamos foi com à ajuda de cada um que faz ou fez parte deste grupo. Esperamos e vamos correr atrás para ganha OURO no próximo ano."
Durante o ano de 2012 o Grupo Escoteiro Potiguar foi avaliado pela U.E.B em vários requisitos e conquistou o Certificado de Grupo Padrão BRONZE e neste Domingo passado (18/08) recebeu da Diretoria Regional de Minas Gerais no INDABÃO, realizado na cidade de Uberlândia, o troféu de Grupo Padrão Bronze foi recebido pelo Ch. Jean Primo que representava o G.E. Potiguar juntamente com o Ch. Michel Dornelas.
Ch. Jean Primo (lenço vermelho e amarelo) recebendo o Troféu de Grupo Padrão Bronze em nome do G.E Potiguar. |
Troféu Grupo Padrão BRONZE |
"Nos do Grupo Escoteiro Potiguar, gostaríamos de agradecer aos chefes que dedicam seu tempo para aplicar atividades de qualidade a nossos jovens, aos dirigentes que estão sempre dispostos a colaborar com a organização e crescimento do grupo e principalmente aos pais que acreditam em nosso trabalho na vida de seus filhos e que tudo o que temos e conquistamos foi com à ajuda de cada um que faz ou fez parte deste grupo. Esperamos e vamos correr atrás para ganha OURO no próximo ano."
terça-feira, 30 de julho de 2013
quarta-feira, 26 de junho de 2013
XIX INDABA Distrital - 29 e 30 de Junho 2013
Distintivo 19° INDABA Distrital |
O XIX INDABA Distrital terá inicio as 13h do dia 29/06/2013 com duração até as 15h do dia 30/06/2013. Contaremos com a participação de um dos Fundadores do Potiguar o Ch. Alexandre Vianna Montagnero, que trará o modulo de Canções.
Como em todos o0s eventos precisamos de mão de obra, nossa Tropa Sênior estará ajudando antes e durante a realização do evento, na parte da alimentação, organização e auxilio aos chefes da organização.
Menbros do Grupo Participam das Manifestações !
Direita p/ Esquerda: Marco Thulho, Rommel M, Jean Primo, Rafael Nicolau, juntos com três manifestantes |
A pesar do Grupo Potiguar entender que as manifestações públicas ocorridas em nosso país nos últimos dias fazem parte do estado de direito e da democracia, não restringe e nem é contrários à participação dos membros nestes eventos, de forma pacífica, desde que tal exercício de cidadania seja coerente com os princípios escoteiros, o respeito às liberdades individuais, o direito e a justiça.
Vale lembrar que os protestos realizados na cidade de Uberlândia, com reivindicações, contra o aumento da passagem do transporte publico, melhores condições tanto na saúde como na educação contaram com o apoio da Policia Militar que vem acompanhando os protesto de forma pacifica e deixando que os manifestantes expressem sua opinião perante a sociedade.
Cartazes colocados na Av. João Naves |
Vários cartazes foram colocados na Av. João Naves, próximo a Prefeitura com criticas e solicitações de melhorias para população Uberlândense
O G.E. Potiguar, apoia os jovem que participaram das manifestações de forma pacifica e mostraram que fazem a diferença perante a sociedade e que demonstra sua responsabilidade de reivindicar junto com a população melhores condições para eles e para pessoas que necessitam dos serviços públicos.
A todos vocês um Bravo, Bravo, Bravíssimo !!
e Sempre Alerta para Servir o Melhor Possível.
domingo, 19 de maio de 2013
Óbvio, escotismo é masoquista.
Um bando de jovens loucos, que gostam de sofrer e passam seus fins de semana no meio do mato, passando frio, calor, cansaço, fome, tomam banho gelado no rio ou na cachoeira ao invés de estarem debaixo do chuveiro quentinho… Dormem em bivaques, e barracas ao invés de estarem em sua cama macia. Comem sabe-se lá o que. Eles próprios fazem sua comida em fogueiras, ou até em um buraco no chão. Os tais “escoteiros” têm que conviver com os animais da natureza e respeitá-los. Afinal, O QUE SE PASSA NA CABEÇA DE UMA PESSOA PARA SER ESCOTEIRO? Este é o movimento mais esdrúxulo já inventado, certo? ERRADO! Escotismo é MUITO MAIS do que isso, e todas estas adversidades fazem parte da nossa diversão. Porque enquanto estamos no meio do mato, (como dizem), nós aprendemos a conviver com a natureza e viver em harmonia com ela. Passar frio não é nada… O calor da amizade que há entre os escoteiros é capaz de aquecer qualquer frio, é capaz de curar qualquer dor. Quando uma patrulha está junta e até quando não está, somos todos um só coração. Você vive por seu elemento, e ele vive por você. As barracas ou bivaques desconfortáveis, para nós, são como o maior hotel cinco estrelas já visto, e se pudéssemos, o colocaríamos no livro dos recordes… POR QUÊ? Porque quando você olha tudo aquilo e pensa: “FUI EU QUE CONSTRUÍ!”, passei o dia todo ralando, mas “EU CONSEGUI”. Esse pensamento é mais gratificante do que qualquer outro incômodo que passa por despercebido. O que vale não é o esforço que fazemos, nem o chamado “sacrifício”… O que vale é a amizade que nos une, é o sentimento de proteção e alento. É aquela sensação incrível que você sente sempre que volta de uma jornada ou acampamento…
Você esta quebrado, cheio de dor na perna, coluna etc. Morrendo de fome. Suado, machucado, esfolado e ralado… Mas a sensação de satisfação que te domina torna tudo quase imperceptível. Aquela sensação de gratidão por ter a honra de fazer parte de um movimento tão maravilhoso… Aí você toma seu banho, e vai jantar. Come feito um boi. E enquanto está comendo, começa a rir, pois se lembra do momento que você estava acendendo a fogueira para fazer seu peixe, e queimou a mão na panela. E você ri. Depois você vai deitar, e assim que deita é como se ainda sentisse o cheiro de mato do campo que você acampou… O barulho da cachoeira, ou simplesmente o ruído inconfundivelmente delicioso da natureza se manifestando tão bela… Então você sente seu colchão macio, seu cobertor quente. E começa a lembrar do frio que você passou na noite anterior, como o chão estava duro, principalmente porque você sempre é premiado de dormir ou em cima do buraco ou em cima de uma pedra. Mas lembra também que quando você estava com frio, seu amigo o cobriu com seu cobertor minúsculo que mal dava para se cobrir… Mas ele não ia te deixar passar frio.
E quando você comentou que o chão estava duro ele disse: “relaxa, dorme que passa!” E vocês riram, comentaram um pouco do dia que passou e depois dormiram. Então no outro dia você acorda, se apronta pra ir trabalhar ou pra ir ao colégio. E sente uma falta imensa da manhã anterior, onde você saiu da barraca ou do bivaque às 5 da manhã, e ficou com seus amigos aguardando o espetáculo do sol nascendo, em volta da fogueira que vocês acenderam pra esquentar o frio, ou apenas observando os últimos suspiros das labaredas do fogo de conselho. E sua vida vai continuar passando, você vai seguir sua rotina, mas sempre reza pra chegar logo o sábado ou o domingo pra você ir pra sua atividade escoteira, e encontrar seus irmãos escoteiros. E você vai percebendo o quanto isso é gratificante, o quanto isso te torna mais forte, menos vulnerável. O escotismo, para muitos, pode parecer uma loucura, mas para nós, que estamos aqui dentro, vivendo cada momento, cada lágrima e cada alegria, isso pode ser resumido à VIDA. Sim! A vida que renasce dentro de cada um a cada atividade. Nem milhões de palavras efêmeras conseguiriam sozinhas, definir o que você sente quando toca a canção da despedida. Nem todos os tambores do mundo poderiam reproduzir as batidas do seu coração quando faz a sua promessa, ou quando está no fogo de conselho refletindo o legado que B.P nos deixou.
Ser escoteiro é muito mais que usar o uniforme dito por todos “ridículo”; Ser escoteiro é muito mais que ajudar velhinhas a atravessar na rua e vender biscoitos de porta em porta; Ser escoteiro é renascer a cada dia através de um novo aprendizado. Ser escoteiro não tem explicação. Só estando aqui dentro, para saber o que nós vivemos o que nós sentimos. É esperar o inesperado, e saber lidar com isso. Ser escoteiro é força, é garra, é raça. Escotismo não se explica se vive. Acima do frio, acima da fome, acima da sede, existe um laço chamado AMIZADE, e isso vale mais do que qualquer outra coisa. É, meu amigo, serei escoteiro. ATÉ O FIM!
quarta-feira, 15 de maio de 2013
Assinar:
Postagens (Atom)