WOSM / OMME

A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO MOVIMENTO ESCOTEIRO
A Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME ou WOSM - World Organization of theScout Movement) é uma organização internacional, não governamental, composta por suas
Organizações Escoteiras Nacionais (NSO - National Scout Organization) reconhecidas. Os órgãos da OMME são:
•             A Conferência Escoteira Mundial
•             O Comitê Escoteiro Mundial
•             O Escritório Escoteiro Mundial
Existem 160 países com Organizações Escoteiras Nacionais, membros reconhecidos da Organização Mundial do Movimento Escoteiro. No Brasil a União dos Escoteiros do Brasil é membro-fundadora da Organização Mundial desde 1922, e a única Organização Escoteira reconhecida pela OMME.
Existem 26 territórios onde o Escotismo existe através de “filiais” de Organizações Escoteiras
Nacionais, como na Antártica, Ilhas Malvinas e Gibraltar.
Existem ainda 34 países onde o Escotismo existe, mas não há uma Organização Escoteira Nacional reconhecida como membro da OMME, como no Irã, Congo e Vanuatu.

Por fim, existem apenas 6 países no mundo onde o Escotismo ainda não existe: Andorra, China,Cuba, Coréia do Norte, Laos e Myanmar. 


A CONFERÊNCIA ESCOTEIRA MUNDIAL
A Conferência Mundial é a “Assembleia Geral” do Movimento Escoteiro. É o órgão máximo da
Organização Mundial do Movimento Escoteiro e reúne-se a cada três anos durante uma semana, sempre em um país diferente. É composta por todos os seus membros, que são as Organizações Escoteiras Nacionais reconhecidas. Somente uma Organização é reconhecida em cada país.
Em alguns países, onde há várias Associações, estas são organizadas em Federações, e essas
Federações é que são as detentoras deste reconhecimento. As Organizações são representadas nas Conferências Mundiais por um máximo de seis delegados.
Também podem participar observadores devidamente autorizados por suas Organizações
Escoteiras Nacionais. O objetivo da Conferência é promover a unidade, a integridade e o desenvolvimento do Movimento  Escoteiro Mundial. Isto é alcançado através de uma estrutura organizada para a troca de ideias e informações entre seus membros, formular as políticas mundiais, analisar e aprovar os relatórios e recomendações do Comitê Mundial e dos órgãos que gerenciam a Organização Mundial, eleições de membros do Comitê Mundial, escolha de locais para eventos da OMME, aprovação de novos  países membros, definição das taxas de registro, emendas à Constituição Mundial e aos regimentos, etc.
Na semana que antecede a Conferência Mundial é realizado o Fórum Escoteiro Mundial de Jovens  (WSYF - World Scout Youth Forum), sempre em uma cidade próxima à Conferência. Para facilitar os trabalhos, a participação no Fórum Mundial é limitada a cinco jovens entre 18 e 26 anos de cada  país, sendo dois delegados e três observadores.
                                           

  O COMITÊ ESCOTEIRO MUNDIAL
O Comitê Mundial é o órgão diretivo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro. É responsável pela execução do que foi definido na Conferência Mundial e por agir em seu interesse entre as suas reuniões. O Comitê é composto por 21 pessoas, sendo 12 eleitas por voto secreto para mandatos  de três anos e devem ser todas de Organizações Escoteiras Nacionais diferentes. Os membros não  representam seu país, mas sim os interesses do Movimento Escoteiro como um todo. As eleições  ocorrem nas Conferências Mundiais e os membros do Comitê podem concorrer à uma re-eleição.
 Os demais nove membros ex-officio e sem direito a voto são o Secretário Geral, o Tesoureiro da OMME, os presidentes dos seis Comitês Regionais e um representante da Fundação Escoteira Mundial.
 O Comitê reúne-se duas vezes ao ano, geralmente em Genebra, na Suíça. Os próprios membros  do Comitê elegem o Presidente e os dois Vice-presidentes. Juntamente com o Secretário-Geral do  Bureau Mundial, eles formam o Comitê Executivo, que se reúne sempre que necessário. Durante o Fórum Escoteiro Mundial de Jovens são eleitos seis Assessores Juvenis (Youth Advisors) do Comitê Mundial. Esses jovens, com idades entre 18 e 26 anos, além de participar das reuniões  do Comitê Mundial como convidados permanentes durante seus mandatos, fazem parte de Grupos  de Trabalho do nível mundial e são os responsáveis pelo programa do próximo Fórum Mundial de Jovens.


O LOBO DE BRONZE
O Lobo de Bronze é a única condecoração outorgada  pelo Comitê Escoteiro Mundial, em reconhecimento à contribuição extraordinária de indivíduos ao Movimento  Escoteiro Mundial.
O primeiro Lobo de Bronze foi entregue a B-P em  1935, e nos primeiros 20 anos apenas doze medalhas  foram entregues. Com o crescimento do Movimento,  hoje 320 pessoas já tiveram suas contribuições reconhecidas com o Lobo de Bronze.



O ESCRITÓRIO ESCOTEIRO MUNDIAL
O Escritório Escoteiro Mundial, mais conhecido como o Bureau Escoteiro Mundial (WSB – World Scout Bureau), é o secretariado da Organização Mundial do Movimento Escoteiro. O Bureau é  dirigido pelo Secretário-Geral da OMME. Ele é nomeado pelo Comitê Mundial e é o principal gerente  administrativo da Organização. Praticamente todas as pessoas que lá trabalham são profissionais à serviço do Escotismo.
O Bureau Mundial foi criado e sediado em Londres, Inglaterra em 1920. Em 1959 foi transferido  para Ottawa no Canadá e finalmente em 1968 mudou-se para Genebra na Suíça, onde permanece até hoje.
Como secretariado da OMME, o Bureau Mundial tem diversas funções constitucionalmente
definidas. São elas:
•             suporte às conferências mundiais e regionais, aos comitês mundial e regionais e aos seus órgãos subsidiários no cumprimento de suas funções;
•             preparação das reuniões e apoio para a execução das decisões destes diversos órgãos;
•             promoção do Escotismo em todo o mundo;
•             manter relações com as Organizações Escoteiras Nacionais;
•             apoio no desenvolvimento do Escotismo nos países.;
•             promover o desenvolvimento do Escotismo em países onde ele não existe ou ainda
não é reconhecido;
•             supervisão de eventos mundiais e regionais tal como jamborees;
•             manter relações com organizações internacionais cujas atividades são relacionadas
com juventude.


O Bureau Mundial realiza estas funções de diversas maneiras:
•             dando apoio para comitês, forças tarefa e grupos de trabalho;
•             desenvolvendo e conduzindo cursos;
•             auxiliando técnica e consultivamente;
•             publicando boletins regulares com notícias do Escotismo.
O Bureau Mundial tem seus custos operacionais cobertos parcialmente pelas taxas anuais de
registro pagas pelas Organizações Nacionais, baseadas no número de associados e na renda
per capita do país. Outra importante fonte de renda é a Fundação Mundial do Escotismo (World Scout Foundation), que capta recursos entre empresas e indivíduos no mundo inteiro e repassa  regularmente os lucros dos seus investimentos para viabilizar as atividades do Escritório Mundial.



A FUNDAÇÃO ESCOTEIRA MUNDIAL
A Fundação Escoteira Mundial, sob a liderança ativa de Sua Majestade, o Rei da Suécia, busca contribuições de indivíduos, empresas e governos para colaborar com o crescimento e desenvolvimento do Escotismo Mundial, financiando as atividades do Bureau Mundial.
Os recursos angariados são investidos e o lucro desses investimentos são repassados para cobrir parte dos custos do Bureau Mundial e seus escritórios. Em 2007 a Fundação Escoteira Mundial arrecadou 3,4 milhões de Dólares, contribuindo com USD 2,5 milhões para as despesas do Bureau Mundial. O patrimônio investido no final de 2007 era de USD 57,2 milhões.
A Fundação Escoteira Mundial é administrada por um Conselho de Diretores que se encontra duas vezes por ano para decidir sobre os investimentos da Fundação e os repasses dos recursos para o Bureau Mundial.
Os doadores fazem parte da Fraternidade Baden-Powell (Baden-Powell Fellowship) e participam de reuniões de gala duas vezes ano, sempre em distintos lugares.


AS REGIÕES ESCOTEIRAS
Para facilitar os trabalhos, considerando as diferenças culturais e enormes distâncias, a Organização Mundial do Movimento Escoteiro está dividida em seis Regiões Escoteiras, cada uma com sua própria Conferência Regional, Comitê Regional e Escritório Regional do Bureau Mundial.
  Os Escritórios Regionais estão localizados:
•             Região África: Nairobi, Quênia; Dakar, Senegal e Cidade do Cabo, África do Sul.
•             Região Árabe: Cairo, Egito.
•             Região Ásia Pacífico: Manila, Filipinas.
•             Região Eurásia: Yalta-Gurzuf, Ucrânia, e Moscou, Rússia.
•             Região Européia: Genebra, Suíça e Bruxelas, Bélgica.
•             Região Interamericana: Santiago, Chile. (*)
(*) Em 2010 o Escritório Regional Interamericano será transferido para a Cidade do Panamá.

A Organização Escoteira Interamericana faz parte da Organização Mundial do Movimento Escoteiro e é composta pelos membros da OMME que desejem agrupar-se dentro da área geográfica da Região Interamericana.Podem ser membros da Organização Interamericana as Organizações Escoteiras de países da Região Interamericana e que sejam reconhecidas pela Conferência Mundial como membros da OMME. Além destas, podem também fazer parte  as “filiais” de Organizações Nacionais de países localizados em outras Regiões, mas que tenham atividades em seus territórios dentro da Região Interamericana.
A Região Escoteira Interamericana conta atualmente com 32 Organizações Membro.



A CONFERÊNCIA ESCOTEIRA INTERAMERICANA
A Conferência Interamericana é o órgão máximo da Organização Interamericana de Escotismo e se reúne a cada 3 anos, sempre em um país diferente, definido pela Conferência anterior, e no ano que antecede a Conferência Mundial.


O COMITÊ ESCOTEIRO INTERAMERICANO
O Comitê Escoteiro Interamericano é composto por 12 membros, sendo 10 eleitos pela Conferência Interamericana para mandatos de 6 anos. Todos devem ser de Organizações Escoteiras Nacionais diferentes e não representam seus países e sim os interesses do Movimento Escoteiro em todo o Continente Americano. A cada Conferência são eleitos 5 novos membros, portanto, a cada 3 anos o Comitê passa por uma renovação de 50%. O Diretor Executivo Regional também faz parte deste Comitê, na função de Secretário Executivo, assim como o Tesoureiro Regional, voluntário nomeado pelo próprio Comitê. Suas reuniões ocorrem ordinariamente duas vezes ao ano.Os próprios membros do Comitê elegem o Presidente e os dois Vice-presidentes. Juntamente com o Diretor Executivo, eles formam o Comitê Executivo, que se reúne sempre que necessário.



A MEDALHA JUVENTUDE DAS AMÉRICAS
A medalha Juventude das Américas é a única condecoração concedida pelo Comitê Escoteiro
Interamericano, em reconhecimento aos serviços extraordinários prestados por indivíduos à
juventude no nível Internacional, seja na Região Interamericana ou entre dois ou mais países.


O ESCRITÓRIO ESCOTEIRO INTERAMERICANO
O Escritório Interamericano de Escotismo, mais conhecido como OSI (Oficina Scout Interamericana) é uma filial do Bureau Mundial, que tem como principal função dar suporte administrativo à Região Escoteira Interamericana, ao Comitê Interamericano de Escotismo e às Organizações membro. Em 2010 o Escritório Interamericano foi transferido de Santiago, Chile, para a Cidade do Panamá.


A FUNDAÇÃO ESCOTEIRA INTERAMERICANA
A Fundação Escoteira Interamericana é uma organização sem  fins lucrativos com sede no Texas, Estados Unidos. Foi criada durante a 12ª Conferência Escoteira Interamericana em Santiago, Chile, em 1980, com o objetivo de angariar recursos para apoiar o desenvolvimento do Escotismo na América Latina e no Caribe. Os doadores passam a ser membros da Ordem do Condor.


A FLOR DE LIS
Baden-Powell escolheu a Flor de Lis como símbolo do Movimento Escoteiro por ela ser utilizada em mapas indicando o norte, que representa para o Escoteiro o verdadeiro caminho a ser seguido, sem se desviar na sua conduta.Com os anos cada Organização Escoteira Nacional adaptou a Flor de Lis com elementos do seu país, e assim nós temos nos emblemas da UEB e da Scouts Australia o Cruzeiro do Sul, na Boy Scouts of America uma águia, na Associação da África do Sul uma gazela típica de lá e na Scouts Canada uma folha de bordo, a árvore nacional do país.Na Flor de Lis da Organização Mundial do Movimento Escoteiro, as três pontas representam as três partes da Promessa Escoteira: deveres para com Deus, obediência à Lei Escoteira e serviço aopróximo. As duas estrelas com cinco pontas cada representam Verdade e Conhecimento, e as dez pontas das estrelas nos lembram os dez artigos da Lei Escoteira. O círculo que une as três pontas da Flor de Lis representa o laço da irmandade que nos mantém unidos, e a corda que a envolve, amarrada com um nó direito, representa a força e a união da Fraternidade Mundial. As cores escolhidas por Baden-Powell foram branco com o fundo roxo; em heráldica, o branco representa a pureza e o roxo liderança e serviço ao próximo.

Desde o início do Movimento Escoteiro, mais de 250 milhões de jovens e adultos já utilizaram a Flor de Lis do Movimento Escoteiro, tornando-a um dos símbolos mais reconhecidos no mundo. O emblema do Escotismo Mundial está definido na Constituição da OMME; veja mais na página:



A MARCA SCOUTS
Lançada em Outubro de 2006 pelo Escritório Escoteiro Mundial, a nova marca SCOUTS traz
estampada a visão do Movimento Escoteiro, Construir um Mundo Melhor. Essa visão é apresentada nas duas línguas oficiais do Bureau Mundial (Inglês e Francês) e nas três línguas de trabalho(Espanhol, Russo e Árabe), e deve ser utilizada pelas Organizações Escoteiras Nacionais para reforçar o aspecto global da Organização Mundial do Movimento Escoteiro.
A nova marca da OMME não pode ser alterada nem traduzida para outras línguas sem a autorização expressa do Bureau Mundial, que também estabeleceu limites e restrições para o seu uso. Para mais informações, consulte o site do Bureau Mundial (www.scout.org).



O PASSAPORTE ESCOTEIRO
Como membro da União dos Escoteiros do Brasil, você faz parte da grande Fraternidade Mundial do Movimento Escoteiro, com mais de 28 milhões de membros em 216  países e territórios !Em viagens internacionais, você pode solicitar ao  Escritório Nacional da UEB a emissão de uma Carta de Apresentação Internacional, que o identificará como membro do Movimento Escoteiro em qualquer país que  visite. O Passaporte Escoteiro deve ser solicitado através de  formulário específico pelo menos 30 dias antes da data prevista para sua viagem. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Internacional da
União dos Escoteiros do Brasil .O Passaporte Escoteiro não substitui nenhum  documento oficial de viagem e não garante nenhum benefício ou desconto.


OS CENTROS ESCOTEIROS MUNDIAIS
Em vários países do mundo existem Centros Escoteiros que podem ser visitados. Esses Centros
são mantidos ou pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM), ou pela Organização Escoteira Nacional. Os dois mais famosos são Gilwell Park na Inglaterra e Kandersteg International  Scout Centre (KISC), na Suiça.



GILWELL PARK
Localizado a apenas uma hora do centro de Londres,  Gilwell Park é mantido pela Associação Escoteira  Inglesa. Desde 1919 Gilwell Park é utilizado para  atividades e treinamento, e seu nome está para sempre ligado aos cursos de formação de adultos no mundo  inteiro. Além das atividades programadas durante o ano, Gilwell Park está disponível para atividades de patrulha, tropa ou Grupos Escoteiros que queiram acampar em seus belos campos, mediante reserva.Gilwell Park é um dos cinco Centros Escoteiros administrados pela Associação Escoteira Inglesa. Outro bastante conhecido é a Baden-Powell House, uma pousada escoteira em Londres. Para mais informações sobre os Centros Escoteiros na Inglaterra visite a página: www.scouts.org.uk e clique em National Centers.



KANDERSTEG INTERNATIONAL SCOUT CENTRE
Depois do sucesso do 1° Jamboree Mundial em 1920, Baden-Powell imaginou um lugar onde escoteiros do mundo inteiro pudessem se encontrar para fazer atividades em conjunto, em uma espécie de mini-Jamboree permanente. Localizado nos Alpes Suíços, a 65 km de Berna, Kandersteg é um dos três Centros Escoteiros Mundiais administra dos  diretamente pelo Bureau Mundial. Mais de 10 mil escoteiros de 40 países visitam o KISC todos os anos fazendo atividades que vão desde excursões e arco e flecha até esqui na neve durante o inverno.
Os outros dois Centros Escoteiros Mundiais administrados pela WOSM são:
•             Cairo International Scout Centre no Egito
•             Picarquín Centro Scout Mundial no Chile
Para mais informações, consulte o site da WOSM: www.scout.org




A COMUNIDADE DO ESCOTISMO LUSÓFONO
A Comunidade do Escotismo Lusófono, ou abreviadamente CEL, surgiu oficialmente em 06 de
Agosto de 1995, quando os representantes da Associação dos Escuteiros de São Tomé e Principe, do Corpo Nacional de Escutas de Portugal, do Corpo Nacional de Escutas de Guiné-Bissau e  da União dos Escoteiros do Brasil assinaram a “Carta do Escotismo Lusófono”, durante o 18º Jamboree Mundial, realizado na Holanda. A finalidade da CEL é criar um espaço de diálogo entre os escoteiros e escuteiros dos países de Língua Portuguesa, fortalecendo a fraternidade mundial e a aproximação entre os povos. Os membros da CEL vêm desde então trocando informações, projetos, materiais educativos,  participando de eventos em conjunto e apoiando-se em eventos mundiais, além de contribuir com  o desenvolvimento do Escotismo nos países de Língua Portuguesa onde o Movimento está em  processo de implantação ou regularização. Tradicionalmente durante os Jamborees Mundiais as Associações Escoteiras Lusófonas montam seu pavilhão em conjunto e realizam um grande Encontro Lusófono. Nas Conferências Mundiais sempre é realizada a Reunião Lusófona, para propor e definir ações para o seguinte triênio.
Hoje as associações membro da CEL são:
Associação dos Escoteirosde Portugal
Associação dos Escuteirosde Angola
Associação dos Escuteirosde Cabo Verde
Corpo Nacional de EscutasLiga dos Escuteiros de Moçambique
União dos Escoteirosdo Brasil

Outras Associações com Escotismo Lusófono:
•             Grupo de Escuteiros Lusófonos de Macau (GELMac)
•             Associação dos Escoteiros de Macau
Existe ainda Escotismo Lusófono em desenvolvimento em Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e
Timor Leste.




AS ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS DA OMME
O Escotismo não existe em isolamento; é parte integrante da comunidade onde está inserido
e precisa trabalhar em cooperação com outros indivíduos, organizações e instituições no nível
local, nacional e mundial. A Organização Mundial do Movimento Escoteiro trabalha com várias
organizações e instituições parceiras para realizar sua visão de criar um mundo melhor.



UNIÃO PARLAMENTAR ESCOTEIRA MUNDIAL (WSPU)
A União Parlamentar Escoteira Mundial é uma organização internacional que reúne as Uniões
Parlamentares Escoteiras Nacionais, que já existem em mais de 100 países. Seus membros são Parlamentares, Deputados e Senadores, que trocam experiências, aprendem mais sobre o Escotismo e apóiam o Movimento Escoteiro em seus países. No Brasil a União Parlamentar Escoteira (UPEB), presidida pelo Senador Flávio Arns do Paraná,  tem atuado buscando o apoio dos Governos Federal e Estaduais para as ações da UEB.



ASSOCIAÇÃO MUNDIAL DAS BANDEIRANTES E GUIAS ESCOTEIRAS
Mais conhecida por WAGGGS (WorldAssociation of Girl Guides and Girl Scouts), reúne as Federações Nacionais de Bandeirantes de todo o mundo. Com mais  de 10 milhões de associados em 145 países (inclusive no Brasil), a WAGGGS trabalha junto com a WOSM no nível mundial para juntos cumprirem sua missão de educação não-formal de crianças e jovens, meninos e meninas. FRATERNIDADE INTERNACIONAL DOS ESCOTEIROS E BANDEIRANTES. A International Scout and Guide Fellowship (ISGF) é uma organização mundial de adultos que apoia os Movimentos Escoteiro e Bandeirante através de suas respectivas associações: WOSM e WAGGGS. Sua missão é promover o espírito do Escotismo e do Guidismo, da Lei e Promessa na vida diária de seus sócios, promovendo seu desenvolvimento pessoal, o serviço comunitário e apoio às atividades da WOSM e da WAGGGS.


ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS
O Movimento Escoteiro valoriza o desenvolvimento espiritual como parte fundamental na criação de  qualquer pessoa, principalmente crianças e jovens. A OMME trabalha com grupos organizados de  várias religiões para fortalecer a qualidade da Espiritualidade no Movimento Escoteiro e promover  uma cultura de paz e entendimento global.
A União dos Escoteiros do Brasil possui em seus quadros membros das mais diversas religiões e  participa regularmente de várias reuniões promovidas pelas Organizações Religiosas Escoteiras  na Região Interamericana e por ocasião das Conferências Escoteiras Mundiais.
Atualmente existem as seguintes Organizações Religiosas Escoteiras:
•             CICE - Confederação Internacional Católica do Escotismo
•             CPGS - Conselho de Bandeirantes e Escoteiros Protestantes
•             DESMOS - Associação Internacional de Escoteiros Cristãos Ortodoxos
•             IFJS - Fórum Internacional de Escoteiros Judeus
•             IUMS - União Internacional de Escoteiros Muçulmanos
•             WBSB - Fraternidade Mundial de Escoteiros Budistas



EVENTOS INTERNACIONAIS
Uma importante característica do Movimento Escoteiro é sua universalidade: o Escotismo está
presente em quase todos os países do mundo, sempre com os mesmos fundamentos propostos por  Lord Baden-Powell. Nas atividades escoteiras internacionais, jovens das mais diferentes origens  têm a oportunidade de se encontrar e compartilhar suas experiências, fomentando uma cultura de paz e compreensão entre os povos.
Mesmo que você não tenha a oportunidade de participar de um acampamento internacional,
atividades como o JOTA (Jamboree On The Air) e o JOTI (Jamboree On The Internet) trazem para dentro do seu Grupo Escoteiro jovens do mundo inteiro, pelo rádio-escotismo ou pela Internet, praticamente sem custo.



JOTA/JOTI
Todos os anos, cerca de 500 mil escoteiros e bandeirantes de todo o mundo participam do JOTA - Jamboree On The Air, a maior atividade escoteira do mundo, estabelecendo
contatos entre si através de estações de radioamador.O JOTA nasceu através de uma idéia de Les Mitchel - G3BHK, um radioamador inglês, no ano de 1957. Desde  então, a atividade vem sendo realizada, adaptando-se  sempre à realidade dos equipamentos e dos avanços da
comunicação por rádio. Realizado sempre no terceiro fim de semana de Outubro,
no Brasil o JOTA é organizado pela Coordenação Nacional  de Rádio-Escotismo da UEB. Junto com o JOTA, desde  1996 é realizado o JOTI - Jamboree On The Internet.



JAMBOREES MUNDIAIS
Participar de um Jamboree Mundial é uma experiência única na vida de um jovem. É o grande encontro dos escoteiros de todo o mundo, realizado a cada quatro anos, sempre em um local  diferente. O 21° Jamboree Mundial em 2007, comemorando o Centenário do Movimento Escoteiro,  reuniu quase 40 mil escoteiros durante onze dias na Inglaterra sob o tema “Um Mundo, Uma  Promessa”. O próximo Jamboree Mundial será no Japão.




JAMBOREES PAN-AMERICANOS
Além dos Jamborees Mundias, que acontecem a cada quatro anos, existem Jamborees Regionais como o Pan-americano e o Europeu, e também Jamboree Nacionais e entre dois ou mais Associações Escoteiras Nacionais, como o Jamboree de La Fraternidad, organizado pela Bolívia e Paraguai. Associações Escoteiras Nacionais de outros países ou Regiões normalmente são convidadas a  enviar uma delegação para participar desses grandes acampamentos.



WORLD SCOUT MOOTS
Pouco depois de iniciado o Escotismo por Baden-Powell, verificou-se com surpresa que alguns
rapazes mais velhos que saiam das Patrulhas continuavam ligados ao Movimento. Foi então que começou a crescer uma irmandade de escoteiros mais velhos. Eles começaram a chamar-se Rovers, e não só cumpriam a Lei Escoteira e a Lei dos Cavaleiros, como o seu lema era “Servir”.No Brasil, os Rovers são chamados de Pioneiros. Em 1931 B-P organiza o primeiro Rover Moot mundial que de quatro em quatro anos se realizou até
1961, sendo só interrompido pela 2ª Guerra Mundial. Entre 1965 e 1982 os Rover Moots mundiais foram substituídos por Anos Moot mundiais (os World Rover Moot Years); esta mudança teve o objetivo de aumentar o número de eventos e a melhorar a acessibilidade dos participantes.
Durante a Conferência Mundial de 1989 na Austrália, analisou-se a possibilidade de voltar a organizar os Moots a um nível mundial. No entanto este início foi difícil, pois tantos anos sem se reunirem e sem um acompanhamento a nível mundial, os Rovers de todo o mundo eram diferentes, muito similares nas regiões, mas contrastantes no global.
Por essa razão combinou-se realizar uma reunião de jovens em 1990/91 na Austrália, e outro no verão de 1992 na Suíça; no entanto foi eliminada a palavra Rover para permitir a participação de todos os jovens pertencentes ao Movimento Escoteiro com as idades compreendidas entre os 18 e os 26 anos, regra que ainda hoje se mantém.




*O texto foi retirado da cartilha da UEB Organização Mundial do Movimento Escoteiro e  as imagens retiras da internet. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário