Informações do Projeto
Publicado pelo Pioneiro Luiz Felipe Ribeiro Henrique
O projeto PIOUNIR - Pioneiros Unidos Para Servir,
está sendo desenvolvido pelos jovens integrantes do Clã de Pioneiros Yggdrasil
do Grupo Escoteiro Potiguar – 49/MG que é composto por jovens de 18 a 21 anos
de idade, tendo como responsável adultos que orientam e direcionam os jovens
nos trabalhos realizados.
Esse projeto tem o objetivo de revitalizar e
arborizar a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professora Rosângela
Borges Cunha, a mesma localizada na rua Serra Santa Marta, n°105, no bairro São
Jorge na cidade de Uberlândia – MG.
O Projeto será realizado com o
apoio dos pais, alunos e dos jovens e adultos da comunidade local, ampliando a
importância da conscientização sobre o meio ambiente e reaproveitamento de
materiais recicláveis, dando a eles uma nova utilidade.
Para
isso vão ser apresentadas atividades que despertem o interesse dos alunos no
cuidado com o meio ambiente, aprendendo assim a preserva-lo.
Esse projeto tem o objetivo de atuar
em 5 (cinco) áreas, sendo elas:
- Construção do jardim na entrada principal/ Pioneiro Luiz Felipe Ribeiro Henrique
- Construção da Horta para os Alunos/ Pioneira Bruna Fernanda Silva
- Construção da Horta da Cozinha/ Pioneiro Rafael Nicolau Elias de Oliveira
- Revitalização do Muro da escola/ Pioneiro Flávio Rodrigues de Oliveira
-
Plantio de arvores frutíferas nas áreas abertas da escola/ Pioneiro Thiago Neves Vieira
Entenda melhor a atuação em cada
área:
Os jardins cumprem a função de nos aliviar da poluição visual das cidades servindo de importante colírio para nossas vistas cansadas, ali tem-se a oportunidade de observar a diversidade de formas e cores, expressa na mistura de espécies, de flores, de texturas, de aromas e de pequenos animais como borboletas e beija-flores que são atraídos ao local. Para muitas crianças, que nasceram e cresceram em apartamentos, os jardins são o que de mais próximo há do contato com a natureza.
O jardim na entrada principal da escola será construído utilizando matérias recicláveis tais como pneus, madeiras, garrafas pets, paletes e outros materiais que são descartados no nosso dia a dia.
Isso tudo sem esquecer da função pedagógica dos jardins: ensinar a reconhecer algumas espécies, perceber a ocorrência do ciclo da vida, notar a ação das plantas sobre o microclima, avaliar o consumo de gás carbônico e a produção de oxigênio e receber a tranquilidade que eles podem nos oferecer para um ou vários momentos de reflexão.
Será plantado várias espécies de flores e plantas, dentre elas mudas de ixora, “onze horas”, coqueiros, Moreia, dentre outas, revitalizando o jardim dando um aspecto mais alegre no espaço escolar.
Será feito uma horta para o cultivo
de hortaliças, onde as próprias crianças terão papel importante no preparo da
terra e plantio das mudas, proporcionando a eles de uma forma pratica, o
desenvolvimento do trabalho em equipe para cuidar da horta e desenvolvimento de
suas habilidades motoras e cognitivas, aprendendo a importância de mantermos
uma alimentação saudável e como todos podem se beneficiar com os alimentos ali
cultivados.
Cada sala será responsável pela
manutenção de uma parte da horta, onde várias salas poderão participar ao mesmo
tempo criando oportunidades aos professores de trabalhar a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade com
os alunos.
As melhores ervas/temperos para
uma horta de temperos, certamente são as mais úteis para cozinha e mais
resistentes ao nosso clima, como: alecrim, manjericão, hortelã, orégano,
tomilho, sálvia, pimenta e salsão.
O foco da construção de uma horta
para cozinha é auxiliar no preparo da alimentação escolar tornando ela mais
saborosa e prazerosa aos alunos na hora da refeição.
Para a manutenção da mesma foi acertado com a
diretora e com os responsáveis pela cozinha que ficarão responsáveis pelos
cuidados básicos como irrigação e aplicação de fertilizantes, e que o Grupo
Escoteiro Potiguar – 49/MG auxiliaria no replantio e arrecadação de adubos para
manter o solo sempre bem nutrido para melhor desenvolvimento das ervas e
temperos.
Objetivando criar
condições para expandir suas atividades e levá-las de modo mais efetivo aos
alunos do EMEI, foi criado um projeto de revitalização do muro exterior da
escola, visando garantir um ambiente alegre e receptivo.
A revitalização envolve a participação os alunos, dos pais e
da comunidade local no trabalho a ser desenvolvido, dessa forma percebesse que
conforme e envolvida a participação da comunidade local, as mesmas criam a
responsabilidade de cuidar e preservar melhor daquele espaço pois ela teve um
envolvimento direto no que foi realizado ali.
O cultivo de arvores frutíferas é de grande importância para
a melhoria da qualidade nutritiva da alimentação e, consequentemente, para a
melhoria da saúde das famílias. E por assim ser, é conhecida e desejada por
todos.
Comer frutas e hortaliças é indispensável para a manutenção
de uma boa saúde, em virtude do fornecimento de calorias, carboidratos,
vitaminas, minerais e, até mesmo, de proteínas.
Tendo em vista os benefícios de ter arvores frutíferas na
escola, será realizado o plantio de algumas mudas de Manga, Acerola, Mamão, Pitanga
e outras.
Anexos da Escola:
·
Anexo 1: Foto da portaria onde será o jardim,
ângulo 1.
·
Anexo 2: Foto da portaria onde será o jardim,
ângulo 2.
·
Anexo 3: Foto da portaria onde será o jardim,
ângulo 3.
·
Anexo 4: Foto da portaria onde será o jardim,
ângulo 4.
·
Anexo 5: Foto da portaria onde será o jardim,
ângulo 5.
·
Anexo 6: Foto do espaço da cantina onde será o jardim, ângulo 1.
·
Anexo 7: Foto da portaria onde será o jardim, ângulo 6.
·
Anexo 8: Foto do espaço da cantina onde será a horta da cozinha, ângulo 1.
·
Anexo 9: Espaço destinado a horta para os
alunos, ângulo 1.
·
Anexo 10: Espaço destinado a horta para os
alunos, ângulo 2.
·
Anexo 11: Espaço destinado a horta para os
alunos, ângulo 3.
·
Anexo 12: Espaço destinado a horta para os
alunos, ângulo 4.
·
Anexo 13: Espaço destinado a horta para os
alunos, ângulo 5.
·
Anexo 14: Espaço destinado a horta para os
alunos, ângulo 6.
Anexo 1 |
Anexo 2 |
Anexo 3 |
Anexo 4 |
Anexo 5 |
Anexo 7 |
Anexo 6 |
Anexo 8 |
Anexo 9 |
Anexo 10 |
Anexo 11 |
Anexo 12 |
Anexo 13 |
Anexo 14 |
Ordem cronológica
Segue a ordem cronológica da realização das atividades contendo data e o que foi desenvolvido.
- No dia 19 de agosto de 2016, conhecemos toda a escola, tendo em vista o reconhecimento terreno para desenvolver as hortas e para o plantio das mudas do jardim e realizamos o registra de todas essas atividades.
- No dia 01 de setembro de 2016, realizamos uma visita à escola contando com a participação da Diretora Nara, onde concluímos o que seria realizado no decorrer do projeto, estando abertas as sugestões de ambos os lados para a pratica do mesmo.
- No dia 04 de setembro de 2016, realizamos uma reunião formal com o Clã de Pioneiros Yggdrasil, onde uma das pautas que foram conversadas e analisadas foi a apresentação do Projeto PIOUNIR- Pioneiros Unidos Para Servir para a Comissão Administrativa do Clã (COMAD) e para todos os seus integrantes, convidando-os para fazer parte do projeto, sendo que este serviria como uma matriz para os demais projetos pessoais de cada um.
- No dia 07 de setembro de 2016, realizamos uma reunião informal com o Clã de Pioneiros Yggdrasil, onde demos andamento na limpeza e no preparo dos materiais recicláveis à serem utilizados no projeto.
- No dia 09 de setembro de 2016, buscamos terra fertilizada, mudas de flores e de arvores silvestres solicitadas no Horto Municipal de Uberlândia, onde aproveitamos e tiramos algumas dúvidas a respeito do plantio e manejo de cada espécie.
- No dia 10 de setembro de 2016, demos início a primeira parte do projeto, que seria a construção dos primeiros passos do jardim, onde realizamos o plantio das mudas e os pontos estratégicos para a colocação dos pneus utilizados, convidando os alunos e seus responsáveis, juntamente com a comunidade local e os membros escoteiros.
- No dia 12 de setembro de 2016, demos continuação a primeira parte do projeto, realizando a limpeza das áreas estratégicas para o plantio das mudas de flores (Ixoras) do jardim, adubando e preparando a terra. Repassamos os horários de rega das plantas para os funcionários da escola que se disponibilizaram a ajudar, explicando aos mesmos a maneira correta de rega-las.
- No dia 13 de setembro de 2016, realizamos a limpeza do jardim da escola, plantando outras espécies de mudas de flores no solo e no varal de garrafa pet, retirando o mato e ervas daninhas que poderiam prejudicar no desenvolvimento das mesmas.
- No dia 14 de setembro de 2016 fizemos o reconhecimento do local onde será plantada espécies de arvores silvestres e realizamos o plantio de algumas mudas.
- No dia 15 de setembro de 2016, fomos na escola para realizar o controle de pragas e colocamos as cascas da arvore nos canteiros da planta para ajudar a proteger do sol e manter o solo úmido.
- No dia 16 de setembro de 2016, realizamos a confecção das cercas para o jardim, medindo, cortando e furando as madeiras utilizadas.
- No dia 19 de setembro de 2016, realizamos a poda das arvores da escola e fizemos a limpeza total do jardim, retirando mato e ervas daninhas.
- No dia 20 de setembro de 2016, transplantamos as flores (Moreia) do canteiro da escola fazendo buracos para a troca da terra, colocando uma terra preparada e adubada.
- No dia 28/09 realizamos o transplante de arvore frutífera (Pé de Pitanga), preparando e fertilizando a terra onde colocamos o mesmo.
- No dia 30 de setembro de 2016, pintamos as cercas para serem colocadas no jardim e realizamos o plantio de mudas (Kalanchoe e Suculenta) no jardim suspenso (garrafas pets).
- No dia 01 de outubro de 2016, transplantamos mudas de flores (Singônio) para o jardim suspenso (garrafas pets), retirando-as de um lugar inadequado para o plantio.
- No dia 02 de outubro de 2016, colocamos as cercas na escola e fizemos as lembrancinhas para a atividade com os alunos do primeiro período da sala Onça, Professora Lilian Félix.
Nesta atividade realizada em sala, fizemos girassóis de
lembrança,
que foram distribuídos aos alunos e aos professores do EMEI
constando informações do projeto.
- No dia 03 de outubro de 2016, fizemos um regador portátil para auxiliar na rega das plantas e realizamos o procedimentos de germinação da semente de girassol. Transplantamos mudas de flores e palmeiras (Palmeira Ráfia ou Rápis) e preparamos um canteiro para realizar a atividade de plantar e cultivar girassóis com os alunos.
- No dia 04 de outubro de 2016, realizamos o plantio de sementes de girassol com os alunos do primeiro período da sala onça, professora Lilian Félix e transplantamos mudas de arvores realizando a poda de algumas.
- No dia 06 de outubro de 2016, começamos a limpeza da área onde será a horta da cozinha e fizemos buracos na terra para a plantação de arvores.
Antes |
Antes |
Antes |
Depois |
Depois |
Depois |
- No dia 11 de outubro de 2016, realizamos o plantio das sementes de girassol germinadas (colocadas em sementeiras para depois realizarmos o transplante das suas mudas grandes).
- No dia 12 de outubro de 2016, realizamos a poda da grama na parte do jardim da frente, limpando o canteiro de girassóis para ajudar no crescimento das mudas e demos continuidade a limpeza da área da horta da cozinha. Realizamos o preparo de terra adubada, misturando terras (normal e vegetal), areia e adubo orgânico.
- No dia 18 de outubro de 2016, buscamos mudas de flores, arvores silvestres e frutíferas (Petúnia, Ipê de jardim, Pé de Amora, Pé de Acerola) no Horto Municipal de Uberlândia.
- No dia 19 de outubro de 2016, realizamos o plantio das mudas de flores (Petúnias) e realizamos a poda da grama do jardim.
- No dia 20 de outubro de 2016, realizamos o plantio das mudas de arvores frutíferas (Pé de Amora e Pé de Acerola).
- No dia 29 de outubro de 2016, os Pioneiros Bruna e Thiago conheceram o EMEI onde será realizado os projetos referente ao projeto matriz PIOUNIR- Pioneiros Unidos Para Servir. Realizamos o plantio das mudas de girassol que foram germinadas em sementeiras, podamos a grama e transplantamos mudas de 11 horas no canteiro.
- No dia 08 de novembro de 2016, realizamos o plantio das mudas de Ipê mirim amarelo (Ipê de jardim) juntamente com os alunos do primeiro período da sala Onça, Professora Lilian Félix.
- No dia 16 de novembro de 2016, realizamos a poda da grama, arrumamos as flores caídas devido à chuva forte e intensa com o auxílio de barbantes e palitos de churrasco, retirando plantas e flores secas fazendo toda a limpeza do jardim principal.
- No dia 23 de novembro de 2016, realizamos o trabalho manual denominado “Arte com as mãos” com os alunos da sala Joaninha. Levamos este dia como experiência sobre a forma que devemos preceder este tipo de atividade, tendo em vista algo mais pedagógico, assim, instruídos por professores que nos auxiliaram em conversa, explicando métodos que podemos aplicar para facilitar a realização da atividade deixando-a bonita e bem feita.
- No dia 25 de novembro de 2016, fizemos toda a estrutura do jardim na parede referente a atividade “Arte com as mãos”, decidindo pontos estratégicos que ficariam os diversos animais e plantas que serão realizados com as mãos.
- No dia 28 de novembro de 2016, realizamos a pintura da arvore em arabesco feita de acordo com a proposta lançada na atividade “Arte com as mãos”.
- No dia 29 de novembro de 2016, realizamos a pintura dos caules das plantas e das nuvens em arabesco feita de acordo com a proposta lançada na atividade “Arte com as mãos”.
- No dia 30 de novembro realizamos a pintura do sol em arabesco feita de acordo com a proposta lançada na atividade “Arte com as mãos”. Iniciamos os trabalhos manuais com os alunos da sala Onça, onde eles ficaram responsáveis por fazer as flores com a palma da mão e com os alunos da sala Borboleta, onde eles ficaram responsáveis por fazer borboletas e pássaros com a palma da mão.
Marcações realizadas para orientar as crianças sobre onde e como pintar. |
Nesta atividade trabalhamos com alunos de 4 à 5 (Sala
Borboleta e Sala Onça),
e podemos ver o quanto eles já são
independentes, nos mostrando que eles
compreendem as nossas instruções que
seriam pintar as mãos utilizando
pinceis, colocar a mão onde estava marcado
respeitando a linha
para não passar fora, lavar as mãos sozinhos e
não se sujar
ou se molhar.
Diante de todo o trabalho realizado com eles é gratificante
ver a desenvoltura de cada um!
Nenhum comentário:
Postar um comentário