sexta-feira, 28 de novembro de 2014

O guia escoteiro para sobreviver a uma Invasão Apocalíptica




Os cinemas estão lotados de monstros, aliens e zumbis, mas nós achamos que os Escoteiros se sairiam muito melhor do que Brad Pitt em Guerra Mundial Z ou Simon Pegg em O Fim do Mundo. Este é o nosso guia de sobrevivência a uma invasão apocalíptica - com todo o estilo escoteiro. Ele pode salvar a sua vida algum dia...


Sempre alerta...

Para sobreviver a uma invasão de zumbis comedores de carne ou aliens dominadores do mundo, você precisa pensar como um Escoteiro, e não há lugar melhor para começar do que o lema Escoteiro: sempre alerta. Enquanto o resto da civilização desmorona, monte sua mochila de sobrevivência com esses itens fundamentais e escape do apocalipse com relativo conforto:

Calçados
Você não vai querer tropeçar nos chinelos quando o mundo tiver ido pro saco, então amarre suas botas de caminhada e trilhe seu caminho para liberdade.

Mapas e Bússola
Seu celular irá morrer – para ter certeza que você não se perca, tenha alguns mapas e uma bússola, e trace seu caminho bem longe do exército de mortos-vivos.

Garrafa de água
A ferramenta fundamental de sobrevivência – se você tiver água, você tem uma chance.

Pastilhas de purificação de água
Quando a água pura for escassa, essas pastilhas são essenciais.

Lanches Energéticos
Sobreviver ao apocalipse é um trabalho cansativo, você precisa manter suas energias. Frutas e vegetais são lanches energéticos perfeitos, mas eles estragam fácil. Sementes como amendoim dentre outros são uma ótima fonte de energia e podem ser encontrados em vários lugares.

Kit de primeiros socorros
Uma mordida de um zumbi é fatal, mas um kit de primeiros socorros irá resolver a maioria das outras batidas e arranhões.

Protetor Solar
Você já viu os filmes – a maior parte do tempo é muito quente num mundo pós-apocalipse. Um bom fator 30 deve resolver o problema.

Mochila de isqueiros descartáveis
Durante o apocalipse, nem sempre há tempo para acender uma fogueira. Facilite isso com uma mochila impermeável de isqueiros descartáveis. Tenha com você uma isca de fazer fogo também, então você poderá fazer uma fogueira rapidinho, para te dar calor e proteção.

Lenços umedecidos/ Álcool gel
Apenas porque é o fim do mundo não quer dizer que você tenha que ser anti-higiênico. Seria uma droga sobreviver a uma invasão zumbi e ser derrubado por um problema estomacal.

Corda
A parte mais importante da sobrevivência Escoteira. Um bom comprimento de corda tem diversas utilidades, de um abrigo de emergência até para tentar improvisar uma funda. Não saia de casa sem ela.

Canivete Suiço
Um clássico da sobrevivência – é como carregar uma caixa de ferramentas inteira no seu bolso. Encomende o seu agora numa Loja Escoteira e fique à frente no jogo.

Defenda seu acampamento

Escoteiros são os melhores guias ao ar livre e algumas habilidades escoteiras essenciais podem te salvar de uma invasão alienígena um dia. Em primeiro lugar - saia da cidade e monte acampamento no interior. Você terá mais chances de sobrevivência com estas dicas de defesa de acampamento Escoteiro:

Uma torre de vigia de pioneiria
Vigie com estilo e construa a sua própria torre de vigia com pioneirias. Não é útil apenas para detectar o inimigo, mas também para lhe manter a uma distância segura daqueles malditos aliens e zumbis no chão.

Pioneirias requerem corda e postes de madeira resistentes. Você também vai precisar de trabalho em equipe Escoteiro, especialmente quando pensar em projetos mais ambiciosos. Para pioneirias básicas, consulte o Escotismo para Rapazes.

Construa um Muro 
Quando tijolos e cimento estão em falta, defenda o seu acampamento como um verdadeiro Escoteiro para manter aqueles zumbis e aliens bem longe e faça a sua parede de madeira e corda. 

Para fazer o seu muro de defesa, enterre duas grandes toras no chão e deixe uma distância entre elas (pelo menos da grossura de uma tora). Preencha o espaço entre as toras com toras menores horizontalmente e depois preencha as lacunas restantes com terra. Amarre as duas toras grandes em cima pra manter tudo bem firme.

Monte Armadilhas 
Embora uma armadilha de buraco seja o caminho ideal para capturar animais selvagens para conseguir comida, um buraco maior faz um apanhador de zumbi perfeito. 

Peça ajuda de seus colegas sobreviventes e cave uma valeta ao redor do seu acampamento, profunda o suficiente para um homem adulto (pode levar algum tempo então faça disso uma prioridade assim que montar seu acampamento). 

Cubra a valeta com palitos, detritos, etc e verifique regularmente por presas capturadas. Felizmente, os zumbis são terríveis em escalar para fora de buracos.

Faça um alarme artesanal
Aliens são mais complicados de pegar, mas pelo menos você pode ser alertado do ataque com a ajuda de um alarme inspirado na técnica Escoteira.

Use as habilidades eletrônicas de um escoteiro para criar um sistema de segurança de acampamento que irá mantê-lo a salvo de invasores. 

Na última edição do Fique Ativo!, Escoteiros usaram um Raspberry Pi (um pequeno computador que usa a tecnologia de chip) para criar tapetes de pressão que fazem soar o alarme quando alguém pisa sobre eles - o sistema de alarme de acampamento perfeito. 

De forma alternativa, você pode simplesmente espalhar algumas latas vazias ou sinos pendurados em alguns fios pelo acampamento. Se um alien tropeçar neles, todo o acampamento pode começar a correr!


Sobreviver em movimento

Você teve que deixar seu acampamento, e na pressa deixou seu mapa e sua bússola para trás. Não entre em pânico - lembre-se, um escoteiro não demonstra medo em circunstâncias como essa. Use o seu entorno para ajudá-lo a navegar de volta à segurança. 

Navegação pelo Sol
Todo escoteiro sabe que no hemisfério sul, o sol nasce no leste, se põe no oeste e está mais ao norte ao meio dia. Para ter uma ideia clara de qual direção fica o leste, por exemplo, coloque um graveto reto em uma superfície plana e marque a ponta da sombra dele. Espere mais ou menos meia hora e marque a ponta novamente. Uma linha entre o primeiro e o segundo ponto vai lhe dar uma linha reta, do oeste para a direção desejada. 

Navegação pela Lua
Use este velho truque escoteiro para se orientar à noite. Se há uma lua crescente no céu, trace uma linha a partir do topo do chifre ao fundo e continue a linha em direção ao solo. Esta direção geralmente é o Norte (ou o Sul se você esta no hemisfério norte).

Sinais de pista
Então você deu um jeito de traçar seu caminho através de hordas de zumbis enquanto permanecia longe de vista de discos voadores voando baixo. Vocês precisa deixar outros sobreviventes saberem o caminho para a segurança, mas não tem papel e caneta, e não há sinal telefônico. Por sorte, sinais de pista são a especialidade dos Escoteiros e são a chave para uma comunicação sútil durante uma anarquia apocalíptica:

←↑→↓
Direção: Use gravetos para criar uma flecha simples apontando para o seu santuário. 

X
Por aqui não: Um simples 'x' usando dois galhos vão prevenir qualquer um de cair em território inimigo.

≡ 
Água nesta direção: Três linhas onduladas na horizontal e uma flecha podem salvar vidas.

Não deixe rastros
Quando estiver em fuga, lembre-se das palavras de Baden-Powell: "não deixe rastros". Permaneça invisível e aqueles monstros não saberão onde encontrá-lo.

Fundamentos de sobrevivência

Água
Quando sua cidade for invadida por zumbis ou um exército de parasitas, você não vai poder dar um pulo na esquina para tomar um refrigerante. Quando as torneiras secarem, siga estas dicas de Escotismo para encontrar aquela preciosa H2O:

1. Coleta de água da chuva
Pegue um pedaço de algum material a prova d'água (quanto maior melhor) e coloque em um ponto mais baixo por onde a água da chuva possa correr pra dentro de um recipiente qualquer. Espere um pouco e você terá água potável.

2.Transpiração
Quando o sol está alto, as folhas de uma árvore podem ser uma grande fonte de água. Enrole uma saco plástica em torno de um ramo de folhas ou um feixe de galhos. Coloque uma pedra no fundo do saco e amarre-o com segurança. A sacola vai formar uma pequena estufa que vai condensar a 'transpiração' das folhas e a umidade acabará por encher o saco com água.
Comida
Caça, pesca e saquear o supermercado são todos métodos válidos, mas escoteiros têm uma maneira muito mais civilizada para se manter vivo: buscar arbustos.

Quando as árvores frutíferas estão nuas, buscar por arbustos é o melhor caminho a seguir e fornecer uma fonte de amoras e nozes. A amora mais saborosa e mais prontamente disponível é a amora silvestre, que cresce ao lado de estradas e nas bordas de florestas, enquanto uma floresta próxima pode ser uma rica fonte de espinheiros, castanhas, avelãs e até nozes. Sabugueiros, dentes de leão, canela, urtigas e ramsons (alho selvagem) também são complementos úteis para a sua dieta. 

Você pode procurar por cogumelos comestíveis como o Cogumelo do Campo, o Cantarelo e o Cepe-de-Bordéus, mas tenha certeza de que você pode identificá-los corretamente - os efeitos colaterais de fungos tóxicos podem ser tão desagradáveis e mortais quanto uma mordida de zumbi.
Primeiros socorros
Se você está infectado por um vírus zumbi ou o seu cérebro foi substituído por um robô alienígena, não há muito que escoteiros possam fazer para ajudar. Para lesões menos extremas, no entanto, a desenvoltura de um escoteiro vai certamente vir a calhar:

1. Faça uma tipóia:
Corte um pedaço de pano de aproximadamente um metro quadrado. Dobre o quadrado na diagonal para fazer um triângulo. Deslize uma extremidade da atadura sob o braço ferido e sobre o ombro. Traga a outra extremidade sobre o outro ombro para embalar o braço ferido. Amarre as pontas juntas atrás do pescoço e fixe o curativo perto do cotovelo com um pino de segurança.

2. Faça uma maca:
O caminho mais rápido para improvisar uma maca é usar dois bastões e um par de casacos ou moletons. Feche os casacos e faça com que suas bainhas se toquem. Passe um bastão por meio do dois braços de ambos os casacos e utilize duas pessoas em cada extremidade para levantar o ferido. 

3. Faça uma tala para a perna:
Use um colchonete ou algum papelão grosso como base da tala sobre uma superfície plana. Coloque algumas camisetas dobradas ou materiais macios na base para dar um amortecimento extra. Coloque a perna ferida na tala improvisada, dobre-a ao redor e fixe com fita, corda ou tecido.

Siga essas dicas Escoteiras e você pode até sobreviver ao fim do mundo...

#####

Tradução: Clã Pioneiro Padawan do Grupo Escoteiro Taquató 97º RS
Original: http://scouts.org.uk/news/2013/08/zombies/

Notas da Revisão:
1) Algumas frases foram drasticamente alteradas principalmente por conta das gírias e expressões. A prioridade foi manter o entendimento, não é uma tradução literal;
2) As informações de hemisfério norte foram adaptadas para o hemisfério sul.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

TEMA ANUAL 2015



 Tema anual 2015



















Imagina o impacto que 40 milhões de corações apaixonados por um mesmo ideal e espalhados em 216 países pode fazer pelo nosso planeta? Pessoas de ambos os gêneros, de diversas etnias, classes sociais, ideologias e religiões se dedicando juntas e diariamente a um único desejo: deixar o mundo melhor para todos! Essa é a realidade do Movimento Escoteiro, uma das organizações mais importantes do mundo, que há 107 anos se destaca pelas incontáveis boas ações promovidas através da ideia de inspirar e orientar crianças e adolescentes a estarem sempre alertas para ajudar o próximo.

Por meio de uma metodologia atual, prática, inclusiva e promotora da paz, o Escotismo cresce cumprindo o seu propósito mesmo num mundo de intensas transformações culturais, revoluções políticas, guerras e crises econômicas. E é justamente por conta dessas e outras questões que a existência deste movimento se justifica: ao tornar acessível um programa com atividades educativas, divertidas e atraentes voltadas para as necessidades da juventude contemporânea, ajudamos a construir a cada dia uma sociedade mais justa e solidária, que motiva seus membros a celebrarem a alegria de fazer parte da Grande Fraternidade Mundial dos Escoteiros.

A razão para que crianças, adolescentes e jovens sejam cada vez mais atraídos pelo estilo de vida oferecido pelo Escotismo - que os aproxima da natureza e das atividades ao ar livre - mesmo em uma sociedade cercada pela tecnologia, e apesar da superproteção das cidades, só pode ser uma: a paixão! Os escoteiros movem-se pelo desejo de aventura e o ideal de fazer o bem, mas se fortalecem pelo vínculo afetivo que une todos em um Movimento!

Para os adultos, a dedicação ao Escotismo vai além de ser voluntário. Quando alguém mergulha no interior do Movimento, se encontra com o prazer de fazer o bem e de contribuir no desenvolvimento de outras pessoas. O fundador do Escotismo, Baden-Powell, já havia identificado aquilo que os cientistas do nosso tempo comprovaram: fazer o bem a outras pessoas nos enche de alegria e satisfação, no sentido psicológico, provocando reações bioquímicas positivas.

Nosso fundador afirmava que "não há educação que se compare ao exemplo". Então, cabe a nós mostrarmos ao mundo o que o Escotismo tem a oferecer, a razão por termos tanto orgulho em fazer parte desta fraternidade, e o porquê da paixão que carregamos no peito e que nos faz afirmar: "Sou apaixonado pelo Movimento Escoteiro! Sou movido pelo Escotismo!".

Diretoria Executiva Nacional

Este são alguns escoteiros que se destaram na sociedade



BRASIL
 
 Affonso Penna Júnior – Ex-Ministro da Justiça.
 Agnaldo Timoteo – Cantor.
 Álvaro Dias – Ex-Governador do Paraná.
 Benjamim Sodré (Velho Lobo, Mimi Sodré) – Ex-jogador do Botafogo e da Seleção brasileira.
 Bel – Vocalista do chiclete com Banana.
 Ciro Gomes - Ex-governador.
 Caio Viana Martins - O Escoteiro símbolo do Brasil.
 Dalton Trevisan – Escritor.
 Fernando Sabino – Escritor.
 Getúlio Hanashiro - Deputado e Secretario Municipal de São Paulo.
 Geraldo Alkmin - Governador do Estado de São Paulo (2001).
 Gilberto Dimenstein – Jornalista.
 Gilson Cantarino – Secretario da Saúde do Rio de Janeiro (Lobinho - Cruzeiro do Sul).
 Godofredo Vidal - Major Aviador fundador e primeiro Chefe Escoteiro da Modalidade do Ar.
 Guido Mondin – Ex- ministro e Senador.
 Heiji Denda Presidente da SEASUL.
 Itamar Franco – Ex-presidente e governador de Minas Gerais.
 Jacques Marcovitch – Reitor da USP.
 Jayme Janeiro Rodrigues - Um dos fundadores da Modalidade do ar, idealizador do CATAR.
 João Batista de Oliveira Figueiredo – Ex-presidente.
 Juca Chaves – Humorista.
 Juscelino Kubitchek – Presidente.
 Kleiton e Kledir – Cantores Gaúchos.
 Leda Nagle – comentarisa de TV (guia).
 Luciane Dambacher – Medalista em Panamericano em salto em altura.
 Maria Bethania – Cantora.
 Maria Clara Machado – Escritora (guia).
 Marieta Severo – Atriz.
 Mário Covas – Ex-Governador de São Paulo.
 Newton Bonumá dos Santos - Um dos fundadores do primeiro Grupo de Escoteiros do Ar.
 Paulo Renato Dantas Gaudenzi - Secretário de Cultura e Turismo do Estado da Bahia.
 Peninha – Cantor e Campositor.
 Rafael Greca de Macedo – Ministro dos Esportes.
 Roberto Requiao – Senador, Ex-Governador do Paraná.
 Roberto Marinho – Empresário e Dono da TV Globo.
 Rogério Rubini - Presidente da "Contém 1 g".
 Valter Alves Secco - Tte Coronel, um dos fundadores da Modalidade do Ar.
 Waldenir Braganca – Ex-prefeito de Niterói.
 Washington Luiz Pereira de Souza – Ex-presidente e ex-governador de São Paulo.
 Zacarias – Humorista de "Os Trapalhões".
 
 CANADÁ
 
 Rich Little – Ator e impressionista. Escoteiro da Rainha (grau máximo).
 
 EL SALVADOR
 
 Jose Napoleon Duarte – Presidente de El Salvador.
 
 FRANÇA
 
 Jacques Chirac – Primeiro Ministro Fracês.
 Valery Giscard d’Estang – Político.
 
 GRÉCIA
 
 Constantino – Rei.
 
 ITÁLIA
 
 Alberto Cova – Recordista Olímpico.
 Carlo Verdone – Ator e Diretor de Filmes.
 Giancarlo Lombardi – Ministro da Educação.
 Piero Badaloni – Governador de Roma.
 
 PARAGUAI
 
 Alfredo Stroessner – Ex-presidente.
 
 POLÔNIA
 
 Carol Wojtila - John Paul II - Papa
 
 SINGAPURA
 
 Dr Tay Eng Soon – Ministro.
 Goh Chok Tong - Primeiro Ministro.
 Moses Lim - Celebridade da TV.
 Peter Chen – Ministro.
 
 SUÉCIA
 
 Carl XVI Gustav - Rei da Suécia.
 Ingvar Carlsson - Primeiro Ministro.
 
 REINO UNIDO (GRÃ BRETANHA)
 
 George Michael – Cantor e Compositor.
 John Major – Primeiro Ministro.
 Lord Robert Baden-Powell – Fundador do Escotismo.
 Paul McCartney - Beatle, Compositor e Cantor.
 Sir David Attenborough – Naturalista e Celebridade da TV.
 Sterling Moss - Campeão de Formula-1.
 
 ESTADOS UNIDOS
 
 Alberto Salazar - Tri campeão da maratona de Nova Iorque.
 Bill Alexander - Deputado Americano.
 Bill Bradley - Senador e ex-astro da NBA.
 Bill Clinton - Presidente dos Estados Unidos.
 Bill Gates - Fundador da Microsoft.
 Branford Marsalis - Músico de Jazz.
 Bruce Jenner – Medalha de ouro em Decatlom.
 Charles Bennett – Deputado.
 Daniel J. Evans - Senador e governador de Washington.
 David Hartman – Ator.
 Eddie Rabbitt – Cantor Country.
 Ellison Onizuka – Astronauta.
 Gary Anderson, Deputado.
 George Strait – Cantor Country.
 Gerald Ford - Presidente Americano.
 H. Ross Perot - Bilionário e ex-candidato a presidência.
 Harrison Ford – Ator.
 Harrison Salisbury – Escritor.
 Henry "Hank" Aaron - Astro da NBA.
 Howard K. Smith - Comentarista da ABC TV.
 J. Willard Marriott, Jr. - Presidente da Marriott Corporation.
 J.J. Pickle – Deputado.
 James Brady -Secretário de Imprensa do Presidente Ronald Reagan.
 James Lovell – Astronauta.
 James Stewart – Ator.
 Jim Morrison – Lenda do Rock (THE DOORS).
 Joe Theisman - Comentarista, ex-jogador da NFL.
 John F. Kennedy - Presidente Americano.
 John Ritter – Ator.
 John Schneider - Ator/Cantor.
 John Tesh - Celebridade da TV.
 Mark Spitz – Nadador medalha de ouro.
 Merlin Olsen - Ator, ex-jogador de futebol americano e comentarista.
 Milton Caniff - Desenhista de Quadrinhos.
 Murphy J. "Mike" Foster - Governador da Louisiana.
 Neil Armstrong - Astronauta e primeiro homem na lua.
 Nolan Ryan - Jogador de beisebol.
 Paul Winfield – Ator.
 Percy Sutton - Dono da CBS.
 Peter Ueberroth - Jogador de Beisebol.
 Richard Gere – Ator.
 Richard Lugar – Senador.
 Richard Roundtree – Ator.
 Sam Nunn - Senador.
 Samuel Pierce - Ministro Americano.
 Steven Spielberg - Diretor e Produtor de filmes.
 Wallace Stegner - Pulitzer Prize winning Author.
 Walter Cronkite - Jornalista, T.V. comentarista.
 Willaim Dannemeyer – Deputado. 
 Willaim Sessions - Diretor do FBI.
 William Bennett - Secretario da educação.
 William C. DeVries, Doutor - Primeiro transplante de coração.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

#DiretoDaUEB/ UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL COMEMOROU 90 ANOS


No dia 4 de novembro, a União dos Escoteiros do Brasil comemorou 90 anos de existência e, para celebrar esta data, vamos relembrar os fatores que levaram à criação da nossa Instituição e o fortalecimento e expansão do Movimento Escoteiro.

Voltando pouco mais de um século, chegamos em 1910, quando foi criada a primeira associação escoteira em nosso país: o Centro de Boys Scouts do Brasil, no Rio de Janeiro. Embora tenha sido responsável pelos primeiros passos do Escotismo no Brasil, ela deixou de existir rapidamente.

Nos anos seguintes, diversas iniciativas escoteiras foram surgindo de maneira desordenada, até que outras quatro instituições foram criadas: a Associação Brasileira de Escoteiros, em São Paulo; a Associação de Escoteiros Católicos do Brasil, com sede do Rio; a Confederação Brasileira de Escoteiros do Mar, também no Rio; e a Federação Fluminense de Escoteiros, além dos grupos existentes no Pará, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraná, também orientados pela ABE. Todas essas associações estavam empenhadas em executar seus próprios programas, de maneira individual.

Observando o crescimento do Movimento Escoteiro e as divergências que separavam as associações existentes, Benjamin Sodré passou a lutar pela unificação das instituições. Ele acreditava que era preciso haver uma ligação entre as associações, e que somente assim o Escotismo poderia avançar ainda mais. Na edição de 23 de janeiro de 1924, ele escreveu na seção que mantinha na revista “O Tico-Tico”:

Refletindo o espírito de pouca harmonia dos brasileiros que vivem a brigar; essas associações se correspondem, se entendem, mas não se ligam.

Sofre com isso o Escotismo, que se desenvolve entre nós sem a precisa uniformidade, e sofre o nome do Brasil, que de outro modo poderia figurar entre as grandes potências escoteiras, coisa que não é de desprezar hoje, quando o escotismo tem por mais de uma vez ocupado a atenção e sugerido discussões na Liga das Nações. (…)

Tentativas têm sido feitas para reunir as Associações, mas todas vãs, porque ora a vaidade de domínio, ora pequeninas questões pessoais conservam afastadas forças preciosas que deveriam unir, valendo pelo dobro.

É um dever de todos, desde o mais pequenino escoteiro até o mais importante Chefe, procurar criar uma atmosfera de harmonia entre todas as associações, para que elas se liguem constituindo uma confederação geral que possa representar o Escotismo do Brasil.

O desejo do Velho Lobo, como Sodré era denominado, foi reforçado durante todo o ano seguinte. Ele afirmava que “o Brasil se deve representar, em qualquer reunião internacional, não por uma delegação de uma de suas Associações, mas por uma Delegação de Escoteiros do Brasil”.

Em 1924, três das quatro associações existentes atenderam ao convite do Velho Lobo e passaram a se reunir frequentemente para discutir possibilidades e levantar bases para a criação da União dos Escoteiros do Brasil, nome sugerido pelo padre Leovigildo Franca e aprovado por unanimidade.

Finalmente, em 4 de novembro de 1924, por iniciativa da Associação de Escoteiros Católicos do Brasil, da Confederação Brasileira de Escoteiros do Mar e da Confederação de Escoteiros do Brasil, foi fundada a União dos Escoteiros do Brasil, com sede no Rio de Janeiro. Por seu esforço em unificar o Escotismo no país, Benjamin Sodré recebeu, em 1952, o título de “Escoteiro número 1 do Brasil”.

Por atender ao desejo do fundador, Baden-Powell, e por seus esforços para unificar e expandir o Escotismo, a União dos Escoteiros do Brasil foi, e é a única organização reconhecida pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro.

Em comemoração à essa história, foi lançado hoje o livro “A União – A história da chegada do Escotismo ao Brasil e dos 90 anos da UEB”, de Antonio Boulanger, que conta com riqueza de detalhes toda a nossa caminhada.

Escoteiros do Brasil, comemorem conosco esta data: vocês são parte dessa jornada. Nós os parabenizamos pelo trabalho diário para tornar o Movimento Escoteiro ainda mais forte e encantador, contribuindo na construção de um mundo melhor.

Fonte: http://www.escoteiros.org/noticias/noticia_detalhe.php?id=796

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Pacto Parlamentar escoteiro

 O Pacto Escoteiro é uma proposta dos Escoteiros do Brasil para apresentar o Escotismo,
suas principais características e necessidades, com o objetivo de permitir o
engajamento de lideranças políticas em prol do Movimento Escoteiro.
 Destina-se a prefeitos(as) e vereadores(as) no nível municipal, a governadores(as) e
deputados(as) estaduais em nível regional, e à presidente da república, senadores(as) e
deputados(as) federais, nacionalmente; que incorporem as demandas do Escotismo às
suas atuações parlamentares e plataformas de governo.
 No caso dos parlamentares, o Pacto Escoteiro também funciona como meio de adesão à
União Parlamentar Escoteira (UPEB), uma rede de vereadores(as), deputados(as)
estaduais, deputados(as) federais e senadores(as) que apoiam a causa do Movimento
Escoteiro em nível nacional.
 O fundador do Escotismo, o inglês Baden-Powell, ao falar sobre o futuro do Movimento
Escoteiro, disse que este terá um efeito vital e de longo alcance pelo mundo afora a
favor da causa da paz.
 Que este Pacto seja uma pequena parcela deste grande objetivo.


Fonte de texto: http://www.escoteiros.org.br/upeb/downloads/pacto_escoteiro.pdf

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Está chegando a Feijoada Beneficente do Grupo Escoteiro Potiguar

Maiores informações: (34)88004618
                                                                                                     (34)32226373

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Novidade no blog !

 Agora você pode acompanhar no blog, a contagem regressiva para o nosso tão esperado acampamento distrital, o AJURI ! A contagem se encontra ao lado esquerdo da tela, como demonstra a imagem abaixo, para uma melhor visualização click na imagem.

Uma mensagem da UEB

Desde o início do Escotismo, Baden-Powell acreditava que a amizade entre escoteiros serviria como uma ferramenta para consolidar caminhos de paz entre diferentes povos. 

Fonte: https://www.facebook.com/EscoteirosDoBrasilOficial/photos/a.205088196252971.44243.205066946255096/639051866189933/?type=1&theater

sábado, 19 de julho de 2014

Voltamos

  Escoteiro, uma irmandade, uma organização, uma ONG? Não sei talvez seja isso tudo, ou algo que não se defina. Sei apenas que amo fazer parte disso!
 Descansados ou não voltamos!
  Um Céu limpo, passados cantando, vento soprando,arvores pensando, este foi o cenário da nossa volta as atividades!

sábado, 14 de junho de 2014

IIº Prêmio de Redação Akelá Nilda


Do concurso:
 O Distrito Escoteiro Triângulo lança o IIº Prêmio Akelá Nilda. Trata-se da segunda edição do concurso cultural de redação do distrito. O concurso é aberto aos jovens de todos os quatro ramos do movimento escoteiro.

Do Prêmio:
Poderão participar todos os lobinhos (as), escoteiros (as), guias, seniores e pioneiros (as), devidamente registrados na UEB no ano corrente.
Regras para participação no concurso cultural Prêmio Akelá Nilda:
Tema: O tema da redação de 2014 será: Terra: construindo o mundo que queremos.

Das Inscrições:
-        Cada participante poderá concorrer com uma única redação.
-        A redação deverá conter no mínimo 20 linhas e no máximo 40 linhas
-        O participante não deverá identificar-se na redação, deverá colocar apenas seu número de registro na UEB.
-        Na redação, digitar com fonte times 12, espaçamento entre linhas de 1,5.
-        As inscrições se encerram no dia 10 de Agosto de 2014.
-        O resultado do concurso será divulgado durante o AJURI em Uberlândia
-        As redações deverão ser enviadas ao seguinte e-mail: marciohero@hotmail.com

Do Prêmio:
A premiação será por ramo, ou seja, um prêmio para a redação melhor qualificada em cada ramo. Os escoteiros(as)/lobinhos(as) que participarem receberão um certificado de participação. O Escoteiro/Lobinho que apresentar a redação melhor qualificada receberá um troféu e um certificado, assim como a unidade escoteira da qual faz parte. O prêmio será oferecido pelo Distrito Triângulo e Coordenação do AJURI. A premiação será entregue pelo distrito em cerimônia organizada para tal fim, nas unidades escoteiras dos Jovens premiados, caso não seja possível fazê-lo durante o AJURI.

 Do julgamento:
A comissão julgadora será composta por professores a serem convidados oportunamente.
Critérios de Julgamento:
Serão analisados os seguintes critérios: Criatividade, Clareza, Coesão. Detalhes que serão julgados, de acordo com cada ramo.  

Click aqui para Baixar !

quarta-feira, 23 de abril de 2014

sexta-feira, 11 de abril de 2014

V AJURI DISTRITAL

                                                            
                                                                   Agosto de 2014
                                                           Uberlândia – MG – Brasil
-BOLETIM 1

INFORMAÇÕES GERAIS E REGRAS PARA PARTICIPAÇÃO
 1.TEMA,DATAe LOCAL
TemadoEvento: Mitologia
Data:14a17deAgostode2014
Local: Uberlândia–MG
 2.APROPOSTAEDUCATIVA
Aproposta educativa do V AJURI DISTRITALestá fundamentada nos conceitos básicos doMovimento
Escoteiro, contribuindo na formação de pessoas comprometidas com a comunidade, que assumam
responsabilidades na construção de um mundo melhor. Pretendemos que o AJURI, além de ser um
ambiente de amizade e integração, seja um espaço para informar, conscientizar e comprometer os
jovens em ações de pleno convívio com suas crenças, suas habilidades que ajudem na fomentação de
práticas respeitosascomopróximo.
 3.PROGRAMA
OprogramadoVAJURIDISTRITALserá divulgadonoBoletim 2.
 4. INFRA-ESTRUTURADISPONIBILIZADA
4.1Abertura doCampo, Recepção e Fechamento doCampo: O campo estará aberto a partir das 16h do
dia 14 de agosto e a entrada deverá seguir procedimentos que serão disponibilizados no Boletim 2. O
Campodeverá estar totalmente desocupado até as16hdodomingodia17de agosto.
4.2 Área de acampamento: O campo estará a cargo de um “Chefe de campo” e dividido em 5
subcampos, 1 para Alcatéia, 2 para Tropa Escoteira, 1 para Tropa Sênior e 1 para o Clã Pioneiro.Haverá
um chefe de subcampo para Alcatéia, um chefe de subcampo para Tropa Escoteira, e um chefe de
subcampo para Tropa Sênior e Clã Pioneiro. Esses números podem alterar se assim julgar necessário a
Coordenação Geral.
4.3 Seções:
Alcateia: Terá uma área aproximada de 324m², onde se deverão instalar as 4 matilhas e 4
adultos/acompanhantes, sendoumdelesoChefe da Alcatéia.
Tropa Escoteira e Sênior: Cada Tropa teráumaárea aproximada de 324m², onde deverão de instalar as
4patrulhas e os4adultosacompanhantes, sendoumdelesoChefe de Tropa.
Clã Pioneiro: Terá uma área aproximada de 324m², onde deverão se instalar todos os pioneiros e
pioneiras, e estarão sujeitos somente ao Chefe de Subcampo sem a necessidade de um adulto
acompanhante.
4.4 Atendimento Médico: A coordenação do AJURI manterá equipe de primeiros socorros nos locais
onde se faça necessário. Casos que necessitem outro tipo de atendimento serão encaminhados à rede
hospitalar. Os participantes filiados a planos de saúde ou com seguro-saúde devem levar suas
credenciais.
 5.NORMASDEACAMPAMENTO
5.1NormasdaUEB
5.1.1 Atitudes e Comportamento: O AJURI é um local de encontro,
intercâmbio e amizade, baseado nos valores propostos na Lei e
Promessa Escoteiras. Caso não se respeite as normas ou instruções
apresentadas pelo Coordenação, será verificada, junto ao responsável pela
Delegação, a medida apropriada a ser adotada, podendo, inclusive, culminar na
exclusãodoparticipante AJURI, conformetratadonoitem 5.1.2.
5.1.2 Exclusão de participante do evento:Na hipótese de exclusão deum“jovem”,umadulto
da delegação acompanhará o mesmo de volta à sua cidade de origem, onde será entregue aos
responsáveis legais. O Jovem e/ou seu responsável legal responderão pelo pagamento de todas as
despesas decorrentes de tal situação, tanto as relativas ao “jovem” quanto às do adulto designado
paraacompanhá-lo.Na hipótese de exclusão deumadulto, omesmodeverá deixar o local do evento e
responsabilizar-se por todas as despesas de seu retornoà sua cidade de origem.
5.1.2 Apresentação pessoal: Nas cerimônias oficiais de abertura e encerramento deverá ser utilizado
ouniformeouvestuário escoteiro, conformeprevistosnoP.O.R.
5.1.3 Relações interpessoais: Não são permitidas atitudes, ações ou atividades que afetem a
integridade dos participantes, sejam físicas, psíquicas, morais ou sua estabilidade emocional. Os
participantes devem manifestar respeito mútuo e não demonstrar publicamente atitudes
inadequadas de intimidade.
5.1.4 Objetos de valor: A coordenação do evento não é responsável pela guarda dos bens materiais e
pessoais dos participantes. Portanto, se aconselha aos mesmos que identifiquem seus pertences e
que os jovens deixem objetos de valor sob responsabilidade dos adultos que os acompanham. A
coordenação do evento providenciará condições gerais para preservar a segurança dos participantes
dentroda área destinada à realizaçãodoevento.
5.1.5 Danos e prejuízos: Os participantes serão responsabilizados diretamente por eventuais danos
e/ouprejuízos causados à propriedade de terceiros por atosouatitudes indevidas.
5.1.6Cumprimento de horários: Ocumprimento de horários éumacondição básica, particularmente
nos casos em que sejam necessários traslados para fora da área do acampamento. Para se assegurar o
descanso necessário, deverá ser feitosilêncionoperíodo de23h00as 06h00.
5.1.7 Fumo e consumo de bebidas alcoólicas: Fumar será permitido somente para adultos e
exclusivamente em áreas pré-determinadas afastadas dos jovens. Será expressamente proibido
consumir bebidas alcoólicasemtodas as áreas e atividades do evento, cabendo medidas disciplinares
nocaso de infração.
5.1.8 Posse e consumo de drogas ilícitas: Qualquer participante que seja surpreendido com droga
ilícita, consumindo ou facilitando a outros, será excluído do evento e encaminhado às autoridades
competentes.
5.1.9 Armas e outros artefatos perigosos: Aos participantes não é permitido o porte ou uso de
qualquer tipo de arma, fogos de artifícios,bemcomode apontadores ou iluminadores a base de “Raio
Laser”. O uso de canivete, faca e facão será limitado à necessidade de atividades específicas, com
orientaçãoe/ousupervisão de adultos.
5.1.10 Fogueiras e iluminação: Somente será permitido
acender fogueiras em locais determinados para tal. A iluminação
das áreas de acampamento poderá ser feita mediante a utilização de
lampiões, preferencialmente à pilhaoubateria.
5.1.11 Saídas da área de acampamento: A permanência na área de acampamento
e/ou de atividades será obrigatória durante todo o evento. Salvo em situações de
urgência, as saídas não previstas na programação do AJURI deverão ser autorizadas pela
Chefia de Subcampo, para o caso dos membros juvenis e adultos nas Tropas, ou pelo
coordenador geral, para o caso dos integrantes da Equipe de Serviço, ambos em conjunto com o
Chefe da Delegação de Grupo. No caso de “jovem” deverá haver também a concordância do
responsávelqueoacompanhanoevento.
 6.PARTICIPAÇÃO
6.1 Responsabilidade, Coordenação e Organização do Evento: A responsabilidade pela realização do
evento é do Grupo Escoteiro Potiguar. O evento é supervisionado por uma Coordenação, composta
pormembros dos três G.E da cidade de Uberlândia.
6.2 Execução: O Grupo Escoteiro Potiguar juntamente com a Coordenação descrita acima será
responsável pela execuçãodoevento
6.3. Coordenadores de Delegação de Grupo: Cada Diretoria Local deverá designar um responsável
local, a quem caberá repassar informações do AJURI ao seu G.E. O prazo para indicação será 30 de
abril de2014, e deve ser informadoa Coordenação Geral.
6.4 Participantes: O AJURI DISTRITAL é destinado a todos os membros do Movimento Escoteiro,
conformeEstatutodaUEBe regulamentação da Organização MundialdoMovimentoEscoteiro.
·  Jovem – A participação no evento como “Jovem” é possível para os nascidos entre 14/03/2008 e
17/08/1993. (deve ter completado no mínimo 6,5 anos até o dia 14 de agosto de 2014 e não pode ter
completado 21 anos antes do dia 17 de agosto de 2014). Matilhas, Patrulhas, alcatéia, tropa, equipes
de interesse e subcampos serão por Ramos – Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiro – de acordo com as
categorias dos jovens, conforme estejam registrados no SIGUE até a data limite para montagem de
equipes de cada seção.
·  Escotista – A participação no evento como “Escotista” é possível para nascidos antes de
13/08/1993 (deve ter completado no mínimo 21 anos até o dia 14 de agosto de 2014), e sua inscrição
está condicionada a existência de inscrições de jovensemseu Grupo, para formarumamatilha com 6
crianças ou patrulha escoteira com 8 jovens ou ainda patrulha sênior com 6 jovens para qual será
designado como responsável. Pais e Responsáveis dos jovens poderão participar do AJURI se
inscrevendo nesta categoria caso o Grupo não tenha Escotistas suficientes para acompanhar. No ato
da inscrição, a seçãoquedesejaracompanhar deve ser especificadaemcampoapropriado.
· Equipe e Serviço – ES – A participação no evento como membro da “Equipe de Serviço” é possível
para nascidos antes de13/08/1993(deve tercompletadonomínimo21anos atéodia14de agostode
2014) e está condicionada às necessidades do evento e perfil para função. Poderá ser previamente
definido ou não, qual será o setor de atuação do membro da ES no evento, de acordo com as
necessidades da Coordenação.
 7. INSCRIÇÃO
7.1 Inscrição de Participantes no evento: poderão ser efetuadas
por intermédio do site que deverá ser divulgado posteriormente que
possibilitará:
· Escolher a formade pagamento;
· Imprimir boletos bancários;
· Imprimir a autorização de participação;
· Obter outras informaçõesde interesse da Organização.
7.2Autorização deParticipação:
· A Autorização de Participação (original) com todas as assinaturas dos responsáveis legais, caso
menor de idade, ou do adulto participante, aceitando as normas do evento, deve ser enviada
obrigatoriamente para:
GRUPOESCOTEIROPOTIGUAR–VAJURIDISTRITAL
Avenida Doutor LaerteVieira Gonçalves,1233, apto302–Santa Mônica
CEP38408-176–Uberlândia/MG
A/CMichel DornelasMarques
· O não recebimento da Autorização de Participação, com data de postagem até dia 31 de Julho de
2014,implicaránocancelamentoda inscrição.
7.3 TaxadoAJURI–valores e formasde pagamento:Ataxa única é de R$70,00(setenta reais).
·  Os pagamentos das taxas de participação do evento poderão ser realizados mediante as seguintes
condições:
A Coordenação do AJURI resolveu criar um sistema de cota para que o evento possa ter maior adesão
que funcionará da seguinte forma, a cada 5(cinco) inscritos pagantes do mesmo G.E, o 6º inscrito
não paga. Para maior comodidade da coordenação e dos eventos, pedimos que todos que forem
participar se inscreva no site, a coordenação irá entrar em contato com o Chefe de Delegação para
confirmaraquantidade de cotas paraoG.E.
Parcelas Data Vencimento Quantidade Valor Parcelas Valor Total
1ª Parcela 30/04/2014 4 17,50 70,00
2ª Parcela 30/05/2014 3 23,35 70,00
3ª Parcela 30/06/2014 2 35,00 70,00
4ª Parcela 30/07/2014 ÚNICA 70,00 70,00
7.3.1CONDIÇÕESDEPAGAMENTO
·  O atraso no pagamento de boleto acarretará cobrança de
multo de 2% (dois por cento) e juros diários de 0,2% (zero ponto dois
por cento).
· Para boletos com vencimento em 30 de julho de 2014 NÃO haverá tolerância
para atraso de pagamento
· Vencido qualquer limite máximo de atraso de pagamento sem sua efetivação, a
inscrição no evento será automaticamente cancelada e, descontados os custos
administrativos, será devolvidoosaldo dos valores desembolsados.
·  O ingresso no campo somente será autorizado para quem já tiver quitado todas as parcelas
doplano de pagamentoescolhido.
7.3.2ATaxadoAJURIfoi criadacomoobjetivode cobrir os seguintes custos e despesas
7.3.2.1 Organização do evento: Criação e confecção de materiais de divulgação; despesas postais –
envio de documentos e outras correspondências aos Grupos e membros da UEB, com vistas a
participação no AJURI; materiais de escritório necessários à organização; aquisição de
medicamentos para uso pela equipe médica, construções e aluguéis de estruturas necessárias ao
evento; alugueis de equipamentos; aluguel de áreas deacampamentoe atividades; etc.
7.3.2.2 Enxoval para participante: Fornecer a cada participanteumenxoval composto: 1 camiseta; 1
distintivo do AJURI; 1 squeeze; 1 mochilinha; 1 crachá identificador de participação; 1 lenço do
evento. A camiseta será confeccionada seguindo padrões de mercado. A responsabilidade pela
especificação do tamanho é de quem preencher a ficha de inscrição, sem possibilidade de trocas
duranteoevento.
7.3.2.3 Alimentação durante o evento: As refeições “almoço", "jantar" e "café da manhã”, estão
previstas no valor da taxa e serão servidas no restaurante do próprio evento, desde a janta do dia 14
atéokit lanchenatardedodia17de agostode2014.
7.3.2.4 Participação no evento: Nas atividades do programa; transporte para as atividades externas;
atendimento médico/hospitalar de urgência aos casos originados em decorrência das atividades no
AJURI.
7.4 Substituição de Inscritos: O participante poderá transferir sua inscrição, sem qualquer prejuízo,
até o dia 31 de julho de 2014, entrando em contato com a Coordenação, com a anuência dos dois
interessados, bastandoambosestaremcomregistroe as prestaçõesemdia.
7.5 A desistência de participação individual será aceita através de comunicação a Coordenação. Nas
seguintes condições:
7.5.1Até a data de30de junho de2014–será devolvidoovalor desembolsado, excluindo-se os custos
administrativosnomontante de10%dovalor total;
7.5.2Até a data de31de julho de2014–nãoserá devolvidoovalor desembolsado.
7.6 Composição de Patrulhas e Tropas: Os Coordenadores do AJURI exclusivamente será responsável
por toda composição de matilhas, patrulhas, alcatéia e Tropas. Sendo divulgada a lista de equipes
compelomenosummêsde antecedênciadoevento.
7.7 Transporte: Cada participante ficará responsável por seu
próprio transporte até o local. A Coordenação disponibilizará
mapadolocaldoevento.
7.8 Uso de imagem: Os participantes do evento cedem à União dos Escoteiros
do Brasil o direito de uso de imagens, na forma de fotografias ou filmagens
realizadas ao longo do evento, para fins de promoção do Escotismo no Brasil. Com
isso, a UEB passa a ter direito sobre o uso dessas imagensemmateriais gráficos e digitais
em suas produções, seja o material destinado aos próprios escoteiros, seja material
promocional voltado à divulgação do Movimento Escoteiro.
 8.PROCEDIMENTOSNÃOPREVISTOS:
O Coordenação do V AJURI DISTRITAL decidirá quanto a procedimentos não previstos no presente
documentoouqualquer excepcionalidade.
                                                               Uberlândia, 11 de Abril de 2014
                                                                    Michel Dornelas Marques
                                                                        Diretor Presidente
                                                             Grupo Escoteiro Potiguar 49/MG
                                                                      Coordenador Geral
                                                                    V AJURI DISTRITAL

domingo, 26 de janeiro de 2014

Ultima mensagem de B-P/ Escoteiro Chefe Mundial.

Caros escoteiros:

  Se já vistes a peça Peter Pan, haveis de recordar-vos de como o chefe dos piratas estava sempre a fazer o seu discurso de despedida, porque receava que, quando lhe chegasse a hora de morrer, talvez não tivesse tempo para o fazer. Acontece-me coisa muito parecida e por isso, embora não esteja precisamente a morrer, morrerei qualquer dia e quero mandar-vos uma palavra de despedida.  Lembrai-vos de que é a última palavra que vos dirijo, por isso meditai-a.

Passei uma vida felicíssima e desejo que cada um de vós seja igualmente feliz.
Crei que Deus nos colocou neste mundo encantador para sermos felizes e apreciarmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem simplesmente do êxito de uma carreira, nem dos prazeres. Um passo para a felicidade é serdes saudáveis e fortes enquanto sois rapazes, para poderdes ser úteis e gozar a vida quando fordes homens.
 

 O estudo da natureza mostrar-vos-à as coisas belas e maravilhosas de que Deus encheu o mundo para vosso deleite. Contentai-vos com o que tendes e tirai dele o maior proveito que puderdes. Vede sempre o lado melhor das coisas e não o pior.
 

 Mas o melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros. Procurai deixar o mundo um pouco melhor de que o encontrastes e quando vos chegar a vez de morrer, podeis morrer felizes sentindo que ao menos não desperdiçastes o tempo e fizestes todo o possível por praticar o bem.
 

 Estai preparados desta maneira para viver e morrer felizes - apegai-vos sempre à vossa promessa escotista - mesmo depois de já não serdes rapazes e Deus vos ajude a proceder assim.
                                                                O Vosso Amigo

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Lord Baden-Powell of Gilwell "Escoteiro-Chefe-Mundial"

 Robert Stephenson Smyth Baden-Powell nasceu em Londres, Inglaterra, a 22 de fevereiro de 1857. Seu pai era o reverendo H. G. Baden-Powell, professor em Oxford. Sua mãe era filha do almirante inglês W. T. Smyth. Seu bisavô, Joseph Brewer Smyth, tinha ido como colonizador para Nova Jersey (EUA) mas voltou para a Inglaterra e naufragou na viagem de regresso.
 Seu pai morreu quando Robert tinha aproximadamente 3 anos, deixando a sua mãe com sete filhos, dos quais o mais velho não tinha ainda 14 anos. Havia com freqüência momentos difíceis para uma família tão grande, mas o amor mútuo entre mãe e filhos ajudava-os a continuar em frente.
 Robert viveu uma bela vida ao ar livre com seus quatro irmãos, excursionando e acampando com eles em muitos lugares da Inglaterra.
 Em 1870 B-P ingressou na Escola Charterhouse em Londres com uma bolsa de estudos. Não era um estudante que se destacasse especialmente dos outros, mas era um dos mais vivos. Estava sempre metido em tudo que acontecia no pátio do colégio, e cedo se tornou popular pela sua perícia como goleiro da equipe de futebol de Charterhouse.
 Seus camaradas da escola muito apreciavam suas habilidades como ator. Sempre que pediam ele improvisava uma representação que fazia a escola toda morrer de rir. Tinha também vocação para a música, e seu dom para o desenho permitiu-lhe mais tarde ilustrar todas as suas obras.
 Aos 19 anos B-P colou grau na Escola Charterhouse e aceitou imediatamente uma oportunidade de ir à Índia como subtenente do regimento que formara a ala direita da cavalaria na célebre "Carga da Cavalaria Ligeira" da Guerra da Criméia.
Além de uma carreira excelente no serviço militar (chegou a capitão aos vinte e seis anos), ganhou o troféu esportivo mais desejado de toda a Índia, o troféu de "sangrar o porco", caça ao javali selvagem, a cavalo, tendo como única arma uma lança curta. Vocês compreenderão como este esporte é perigoso ao saber que o javali selvagem é habitualmente citado como "o único animal que se atreve a beber água no mesmo bebedouro com um tigre.
 Em 1887 B-P participou da campanha contra os Zulus na África, e mais tarde contra as ferozes tribos dos Ashantís e os selvagens guerreiros Matabeles. Os nativos o temiam tanto que lhe davam o nome de "Impisa", o "lôbo-que-nunca-dorme", devido a sua coragem, sua perícia como explorador e sua impressionante habilidade em seguir pistas.
As promoções de B-P na carreira militar eram quase automáticas tal a regularidade com que ocorriam até que, subitamente se tornou famoso.
 Corria o ano de 1899 e Baden-Powell tinha sido promovido a Coronel. Na África do Sul estava se fermentando uma agitação e as relações entre a Inglaterra e o governo da República de Transval tinha chegado ao ponto do rompimento. B-P recebeu ordens de organizar dois batalhões de carabineiros montados e marchar para Mafeking, uma cidade no coração da África do Sul. "Quem tem Mafeking tem as rédeas da África do Sul", era um dito corrente entre os nativos, que se verificou ser verdadeiro.
 
 Veio a guerra, e durante 217 dias (a partir de 13 de outubro de 1899) B-P defendeu Mafeking cercada por forças esmagadoramente superiores do inimigo, até que tropas de socorro conseguiram finalmente abrir caminho lutando para auxiliá-lo, no dia 18 de maio de 1900.
 Procure "Mafeking" em seu dicionário de inglês e junto a esta palavra você encontrará duas outras criadas neste dia tumultuoso derivadas do nome da cidade africana: "maffick" e "maffication" significando "celebração tumultuosa".
B-P promovido agora ao posto de major-general tornou-se um herói aos olhos de seus compatriotas. Foi como um herói dos adultos e das crianças que em 1901 ele regressou da  África do Sul para a Inglaterra e descobrir, surpreso, que a sua popularidade pessoal dera popularidade ao livro que escrevera para militares: Aids to Scouting (Ajudas à Exploração Militar). O livro estava sendo usado como um compêndio nas escolas masculinas. B-P viu nisto um desafio. Compreendeu que estava aí a oportunidade de ajudar a juventude. Se um livro para adultos sobre as atividades dos exploradores podia exercer tal atração sobre os rapazes e servir-lhes de fonte de inspiração, outro livro, escrito especialmente para rapazes poderia despertar muito maior interesse.
 Pôs-se então a trabalhar, aproveitando e adaptando sua experiência na Índia e na África entre os Zulus e outras tribos selvagens. Reuniu uma biblioteca especial e estudou nestes livros os métodos usados em todas as épocas para a educação dos rapazes, desde jovens espartanos, os antigos bretões, os peles-vermelhas, até os nossos dias. Lenta e cuidadosamente, B-P foi desenvolvendo a ideia do escotismo. Queria estar certo de que a ideia podia ser posta em prática, e por isso, no verão de 1907 foi com um grupo de 20 rapazes para a ilha de Brownsea, no Canal da Mancha, para realizar o primeiro acampamento escoteiro que o mundo presenciou. O acampamento teve um completo êxito.
Nos primeiros meses de 1908, lançou em seis fascículos quinzenais o seu manual de educação, o "Escotismo para Rapazes" sem sequer sonhar que este livro iria por em ação um movimento que afetaria a juventude do mundo inteiro.

 Mal tinha começado a aparecer nas livrarias e nas bancas de jornais e já surgiram patrulhas e tropas escoteiras não apenas na Inglaterra, mas em muitos outros países. O movimento cresceu tanto que em 1910, B-P compreendeu que o Escotismo seria a obra a que dedicaria a sua vida. Teve a visão e a fé de reconhecer que podia fazer mais pelo seu país ajudando a nova geração para a boa cidadania do que preparando um punhado de homens para uma possível futura guerra.
Pediu então demissão do Exército onde havia chegado a tenente-general e ingressou na sua "segunda vida", como costumava chamá-la, sua vida de serviço ao mundo por meio do Escotismo.
 Em 1912 fez uma viagem ao redor do mundo para constatar os escoteiros de muitos outros países. Foi este o primeiro passo para fazer do Escotismo uma fraternidade mundial.
A Primeira Guerra Mundial momentaneamente interrompeu este trabalho, mas com o fim das hostilidades foi recomeçado, e em 1920 os escoteiros de todas as partes do mundo se reuniram em Londres para a primeira concentração internacional de escoteiros: o Primeiro Jamboree Mundial. Na última noite deste Jamboree, a 6 de agosto, B-P foi proclamado "Escoteiro-Chefe-Mundial" sob os aplausos da multidão de rapazes.
Lord Baden-Powell of Gilwell - Lady Baden-Pawell     
 O Movimento Escoteiro continuou a crescer. No dia em que atingiu a "maioridade" completando 21 anos contava com mais de 2 milhões de membros em praticamente todos os países do mundo. Nesta ocasião, B-P recebeu do rei Jorge V a honra de ser elevado a barão, sob o nome de Lord Baden-Powell of Gilwell. Mas apesar deste título, para todos os escoteiros ele continuou e continuará sempre sendo B-P, o Escoteiro-Chefe-Mundial.
Quando suas forças afinal começaram a declinar, depois de completar 80 anos de idade, regressou à sua amada África com a sua esposa, Lady Baden-Powell, que fora uma entusiástica colaboradora em todos os seus esforços, e que era a Chefe-Mundial das "Girl Guides" (bandeirantes), movimento também iniciado por Baden-Powell.

 Fixaram residência no Quênia em um lugar tranquilo e com um panorama maravilhoso: florestas de quilômetros de extensão tendo ao fundo montanhas de picos cobertos de neve. Foi lá que morreu B-P, em 8 de janeiro de 1941 faltando um pouco mais de um mês para completar 84 anos de idade.
* Texto adaptado, original ( http://www.escoteiros.org.br/escotismo/baden-powell.php )